O BE vai requerer, no parlamento regional, audições da presidente do conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada e secretário regional da Saúde para esclarecer “todos os graves problemas” na maior unidade de saúde dos Açores.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o calendário previsto para a chegada de vacinas contra o SARS-CoV-2 a Portugal permite cumprir os objetivos do plano de vacinação “de forma tranquila”.
A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias passou hoje 400 casos, mas o índice de transmissibilidade voltou a baixar ligeiramente no continente e a nível nacional.
Portugal registou nas últimas 24 horas 4.376 infeções por SARS-CoV-2, novo máximo diário desde fevereiro, 13 mortes atribuídas à covid-19 e mais 13 internamentos com a doença, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 72 novos casos de covid-19, dos quais 38 na ilha Terceira e 34 em São Miguel, somando 436 infeções ativas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A esclerose múltipla, doença crónica, degenerativa e autoimune que, em Portugal, afeta mais de oito mil pessoas, vai estar em destaque, em Coimbra, na quinta-feira, nas celebrações nacionais do Dia Mundial do Cérebro.
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 4.119.920 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso na China, no final de 2019, avança hoje o balanço diário feito pela agência AFP.
As empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram hoje que o grupo Biovac vai iniciar a produção da sua vacina contra a covid-19 na África do Sul, no início de 2022, uma estreia no continente africano.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu duas semanas para estudar os pareceres da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 em jovens e os calendários de vacinação para definir uma posição, revelou hoje a ministra da Saúde.
A `task force´ da vacinação reconheceu hoje a falta de vacinas para responder à elevada procura dos autoagendamentos de pessoas mais novas, mas salientou que continuam a ser administradas entre 100 e 110 mil doses por dia.
A ministra da Saúde anunciou hoje que o Governo português está a negociar com a Comissão Europeia e alguns Estados-membros para que Portugal receba antecipadamente mais doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer.
Um projeto dedicado ao estudo dos efeitos do ‘stress’ crónico no cérebro, coordenado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), ganhou 492 mil euros de financiamento.
Angola vai contar com 88 milhões de euros para apoiar o combate ao HIV, malária, tuberculose e covid-19 até 2024, financiados pelo fundo global das Nações Unidas, foi hoje anunciado.
Cerca de 40% dos produtos cultivados a nível mundial não são consumidos sendo o desperdício correspondente a 10% dos gases com efeito de estufa que provocam o aquecimento global, alerta o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 admitiu hoje que as vagas para o autoagendamento estão esgotadas em alguns concelhos, devido à elevada procura face ao número de vacinas disponíveis.
São Tomé e Príncipe vai passar a fazer, no país, a sequenciação do genoma do novo coronavírus, o que permitirá às autoridades identificar as variantes em circulação, anunciou o ministro da Saúde.
O ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Edgar Neves, disse hoje discordar totalmente da plantação de canábis para fins medicinais no país, um projeto polémico sobre o qual o Governo ainda não decidiu.
Portugal e São Tomé e Príncipe deverão assinar “a breve prazo” o próximo Programa Estratégico de Cooperação, que vai dar particular ênfase ao combate à violência de género, adiantou à Lusa o embaixador português em São Tomé.
A Assembleia da República aprovou hoje dois projetos de resolução, um do BE e outro do PCP, que recomendam ao Governo a massificação da testagem para controlar a pandemia, e a aceleração do processo de vacinação, respetivamente.
As autoridades da Madeira diagnosticaram 21 novos casos de covid-19 e mais 13 doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 201 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
O presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) afirmou hoje ser necessário promover e explorar “mercados emergentes” na área do turismo e da saúde na Região Demarcada do Douro.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que iniciou o processo de avaliação contínua de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.
Cerca de 45% da população residente na Madeira já tem a vacinação completa e 61% recebeu a primeira dose, informa o boletim da vacinação hoje divulgado pelo Governo Regional.
As pessoas com 35 ou mais anos sem agendamento da vacinação podem dirigir-se, a partir de hoje, aos centros “casa aberta” para receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou a `task force´.