Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) defenderam hoje a necessidade das unidades de saúde e outros serviços de atendimento urgente acelerarem a notificação das reações adversas às vacinas contra a covid-19.
Portugal vai entregar 12 mil doses de vacinas contra a covid-19 e material médico a Timor-Leste na terça-feira, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos do Brasil, aprovou hoje um estudo clínico para avaliar a segurança, eficácia e a imunogenicidade de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca.
Portugal registou nas últimas 24 horas um novo aumento no número de pessoas internadas com covid-19, 1.855 novas infeções e oito mortes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A ministra da Saúde de Angola agradeceu o apoio das autoridades portuguesas no combate à pandemia da covid-19, salientando que essa cooperação não se resume à oferta de vacinas, como as que começaram hoje a ser administradas.
A taxa de incidência de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes no continente ultrapassou hoje os 400 casos, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a baixar ligeiramente, para 1,10, quer no continente quer a nível nacional.
O município da Figueira da Foz e uma unidade de investigação de Aveiro têm em curso um projeto de avaliação de odores emitidos por unidades industriais, para vir a ser criada legislação, até agora inexistente, foi hoje anunciado.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 35 novos casos positivos de covid-19, dos quais 24 em São Miguel, 10 na Terceira e um no Pico, e três doentes recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde.
Deputados do PCP e do Bloco de Esquerda defendem o revogação do acordo para a gestão do hospital de Serpa pela Misericórdia local e a integração da unidade hospitalar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está limitada a serviços mínimos, até ao dia 24, porque 20 dos 26 profissionais se encontrarem em isolamento profilático.
O grupo parlamentar bloquista vai apresentar esta semana um diploma para a ampliação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, sustentando a decisão com a necessidade de investimento nesta unidade de saúde que serve o dobro da capacidade prevista.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.093.263 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Irlanda começa hoje a aceitar o certificado digital covid-19 da União Europeia (UE) para viagens internacionais e elimina também a quarentena para quem vem de alguns outros países apresentando teste negativo ou que tenha vacinação completa.
A consultora Capital Economics considerou hoje que a rápida propagação da variante Delta do novo coronavírus é mais ameaçadora nas economias emergentes porque o ritmo de imunização é mais lento, nomeadamente em África e na Ásia.
O Governo de Unidade Nacional de Myanmar (antiga Birmânia), que se opõe à junta militar, pediu às Nações Unidas assistência humanitária urgente para enfrentar uma nova vaga de covid-19 que estará "fora de controlo".
O Centro Hospitalar Gaia/Espinho duplica, a partir de hoje, a sua capacidade de resposta em ressonâncias magnéticas (RM), com a entrada em funcionamento de um novo equipamento que vai permitir poupar 675 mil euros através da internalização de exames.
O coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, manifestou hoje a sua abertura para continuar a liderar o processo caso seja necessária a administração de uma terceira dose das vacinas.
Todas as regiões do país registam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 superior ao limiar de 1, mas com uma desaceleração do aumento de novos casos de infeção nos últimos dias.
A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu as medidas de combate à pandemia de covid-19 e reiterou que as restrições em vigor estão “adaptadas à atual situação”, face às críticas de duas dezenas de especialistas numa carta aberta.
Um grupo de cientistas internacionais urgiram o governo britânico a reverter a decisão de suspender a maioria das últimas restrições à pandemia de covid-19 em Inglaterra na segunda-feira, alertando para os riscos no Reino Unido e noutros países.
A ministra da Saúde afirmou hoje que Lisboa poderá estar no pico da pandemia de covid-19, mas disse serem precisos os dados dos próximos dias para se ter a certeza de que passou “a fase pior”.
Um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra defende que uma recuperação económica dos efeitos da pandemia assente no imobiliário e no turismo representa a “manutenção e consolidação de debilidades que se tornaram estruturais”.
O médico infecciologista Jorge Atouguia defendeu hoje que “a igualdade das vacinações contra a covid-19 nos diferentes países devia ser assumida pela OMS, que teria de as testar e validar” de modo a permitir “um passaporte universal”.