Um painel de consultores de saúde ligados à agência do medicamento dos EUA recomendou a administração de doses infantis da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).
O Presidente da República defendeu hoje que "a força das democracias está na moderação, está nos moderados" e pediu convergências de médio e longo prazo e que a razão predomine sobre a emoção.
A vice-presidente da Convenção Nacional da Saúde defendeu hoje que o Serviço Nacional de Saúde deve construir com os setores privado e social um “ecossistema de saúde de valor reforçado” para dar uma resposta coesa aos desafios.
A Segurança Social atingiu um excedente de 449,2 milhões de euros em setembro, valor que compara com o saldo de 62,8 milhões de euros registado no mesmo período de 2020, segundo a síntese de execução orçamental hoje divulgada.
A Madeira registou, nas últimas 24 horas, uma morte associada à covid-19 e 15 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, totalizando 112 situações ativas, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
Os bastonários das ordens profissionais da área da Saúde e a Convenção Nacional da Saúde exortaram hoje o Governo a definir com urgência um plano de ação que garanta a recuperação assistencial na saúde a todos os portugueses.
A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com dados oficiais hoje divulgados.
A pandemia custou ao Estado 5.381,4 milhões de euros até setembro devido ao crescimento da despesa em 4.996,1 milhões de euros e à redução da receita em 385,3 milhões de euros, segundo a DGO.
Quase metade dos médicos do país trabalha fora do Serviço Nacional de Saúde, afirmou hoje o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), defendendo um SNS mais moderno, atualizado e competitivo para captar profissionais.
O ministro da Saúde do Brasil disse hoje que a colaboração de Portugal atualmente e durante a fase mais crítica da pandemia naquele país demonstra "a grande solidariedade" entre os dois países, que pretendem cooperar também na área de transplantes.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje o Manual de Dietas Hospitalares, que pretende harmonizar refeições hospitalares e nomenclaturas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contribuir para a racionalização de recursos e recuperação dos doentes.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que “ninguém acha convincente” que o SNS, depois da capacidade de resposta à pandemia, esteja agora “a atravessar o caos”.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje perante bastonários das ordens profissionais que escreveram uma carta sobre as carências do setor da saúde que o interesse público é superior a “estados de almas” e “vaidades”.
Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho (UMinho) terminou “com sucesso” o primeiro ensaio clínico em humanos de um novo medicamento português para a artrite reumatoide, anunciou hoje aquela academia.
O psicólogo Miguel Lucas admitiu hoje que o sucesso pode ser mais penoso para um atleta do que o insucesso, à margem de uma conferência sobre a saúde mental no desporto, em Lisboa.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo quer prosseguir as negociações do Orçamento à esquerda, pediu espírito de compromisso e defendeu que nada justifica pôr fim à solução política iniciada em 2016.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou hoje para a possibilidade da próxima época gripal ser particularmente severa para os mais idosos, na sequência da deteção precoce de alguns casos, e apelou para a vacinação.
O Conselho Supremo da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) reúne-se na quarta-feira para escolher o futuro presidente da instituição, sendo o nome indicado pelo Governo a antiga ministra da Saúde Ana Jorge, disse hoje à Lusa a secretária-geral da instituição.
A Associação Sindical do Pessoal Administrativo da Saúde convocou uma greve para 12 de novembro dos trabalhadores que exercem funções administrativas em estabelecimentos e organizações prestadoras de cuidados de saúde, em protesto contra a degradação das condições de trabalho.
Portugal regista hoje mais 829 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, três mortes associadas à covid-19 e novo aumento nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus disse hoje no Parlamento que a antiga "tradição comunista" em países do leste europeu tem impedido campanhas de vacinação eficientes contra a pandemia de covid-19.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) precisou hoje que foram nove os chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga que se demitiram, mas sublinhou que há outros cinco que neste momento não estão ao serviço.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.952.390 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Cuidadores informais estão hoje em protesto junto ao parlamento para exigir o alargamento a todo o país dos direitos aplicados em 30 concelhos, criticando ter-se usado apenas 700 mil dos 30 milhões previstos do atual Orçamento do Estado.