O vice-almirante Gouveia e Melo considerou hoje irrealista haver preconceito contra a utilização de capacidades das Forças Armadas quando estas são úteis e necessárias à sociedade civil, alertando, no entanto, que um militar não pode servir para tudo.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para “dezenas de situações” de hospitais com falta de profissionais de saúde, apontando, além de Setúbal, os casos de Beja, Algarve, Alentejo e Vila Franca de Xira como os mais graves.
Todas as regiões de Portugal são agora consideradas de risco moderado para a covid-19 nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), para decisões sobre viagens na União Europeia (UE), após recuo dos Açores.
A Inspeção Regional de Saúde requereu à Assembleia Regional dos Açores a audição do ex-presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e do ex-diretor regional de Saúde, Tiago Lopes, atuais deputados do PS, por causa da aquisição de máscaras com defeito.
A luta contra a covid-19, as alterações climáticas e a defesa da liberdade de imprensa estão entre as questões favoritas nas apostas para o Prémio Nobel da Paz, que será atribuído na sexta-feira, em Oslo.
Portugal é um dos países com menor exposição a choques ecológicos, mas Moçambique e Angola estão em grande risco, segundo o Relatório de Ameaças Ecológicas publicado pelo Instituto de Economia e Paz, sediado na Austrália.
O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, afirmou que o acordo-base do executivo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e misericórdias para o biénio 2021-2022 vai ter em consideração as necessidades “mais prementes” daquelas entidades.
O BE requereu hoje a audição parlamentar urgente dos médicos demissionários do Centro Hospitalar de Setúbal, uma demissão em bloco de 87 profissionais devido à “situação de rutura” em que se encontra aquela unidade de saúde.
O Governo da Madeira calcula estar em condições de anunciar novas medidas de alívio das restrições impostas pela covid-19 na próxima semana, indicou hoje o chefe do executivo, apontando para o fim do recolher obrigatório e a reabertura das discotecas.
O projeto “Gulbenkian onde é preciso” que entre março e setembro fez com que 50 viaturas ligeiras e carrinhas levassem a vacinação às populações mais vulneráveis foi concluído com 100 mil vacinas administradas, segundo a Fundação.
O primeiro-ministro participa hoje em mais um debate parlamentar sobre política geral, que ocorre quatro dias antes da apresentação do Orçamento para 2022, esperando-se um discurso centrado na recuperação económica do país pós-pandemia de covid-19.
O diretor clínico do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) afirmou hoje que o seu pedido de demissão e de mais 86 médicos é um “grito de revolta para a situação desesperante e de rutura em vários serviços” daquele hospital.
A Madeira registou hoje dez novos casos de covid-19 e 13 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de casos ativos no arquipélago é de 117, com sete doentes hospitalizados.
A Assembleia da República vai ouvir o vice-almirante Gouveia e Melo para um balanço da atividade da `task force´ que coordenou a vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o presidente da Comissão eventual de acompanhamento da pandemia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje a extensão da utilização de uma vacina contra a malária utilizada em três países africanos participantes num projeto-piloto considerado seguro, apesar da relativa baixa eficácia.
Partidos representados na Assembleia da República coincidiram hoje na importância da criação de um registo nacional de diabetes tipo 1, durante o debate de projetos de resolução apresentados pelo BE, PCP, PEV e PAN.
Os bastonários das ordens dos advogados, médicos e engenheiros criticaram hoje o projeto de lei do PS sobre as alterações à lei-quadro das ordens profissionais acusando-o de representar uma ingerência na sua atividade.
O médico-cirurgião e antigo presidente do hospital de Beja Apolino de Almeida morreu hoje, aos 85 anos, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte daquela unidade hospitalar, onde estava internado.
O PEV questionou hoje o Governo sobre quantas cirurgias foram adiadas por causa da falta de material no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, e que medidas estão a ser tomadas para resolver este problema.
O selecionador da equipa campeã mundial de futsal, Jorge Braz, e várias ‘estrelas’ do desporto nacional participam na quinta-feira num seminário ‘online’ sobre saúde mental no desporto, com Fernando Pimenta ou Joana Ramos confirmados.
O deputado socialista Tiago Lopes disse hoje que se registou um aumento do número de utentes em lista de espera para cirurgia, tendo sido canceladas duas mil, pedindo, em requerimento, esclarecimentos ao Governo dos Açores.
O primeiro-ministro participa na quinta-feira em mais um debate parlamentar sobre política geral, que ocorrerá quatro dias antes da apresentação do Orçamento para 2022, esperando-se um discurso centrado na recuperação económica do país pós-pandemia de covid-19.
Os Açores estão a preparar a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 “até ao final de outubro”, começando pelos lares de idosos, revelou hoje à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto.
Os partidos políticos com assento parlamentar concordaram hoje na necessidade de proibir a discriminação dos doadores de sangue em função da orientação sexual e defenderam que se feche de vez a porta à questão.