Em Portugal, estima-se que anualmente se registem 1.160 mortes causadas por bactérias resistentes e a Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a importância de utilizar antibióticos apenas quando necessário, para que não se venham a tornar ineficazes.
O consumo de antibióticos na Europa caiu 15% entre 2019 e 2020 nos cuidados primários devido à pandemia de covid-19, revela a Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, alertando para “elevados níveis” de resistência antimicrobiana.
Os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação vão voltar a ser gratuitos a partir de sexta-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A maioria dos abusos sexuais em crianças acontece dentro de casa e o agressor é alguém do seio familiar ou da confiança da criança, alertou a presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças, que defendeu atenção aos sinais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Fundação Calouste Gulbenkian assinam hoje um memorando de entendimento com o objetivo de combater as infeções hospitalares e reduzir o uso excessivo de antibióticos.
Três trabalhos de investigação biomédica, com novas descobertas para o lúpus, leucemia e lesões na medula espinhal, são hoje premiados numa cerimónia em Lisboa e vão receber um total de 60 mil euros.
O Presidente da República afastou hoje a possibilidade de aprovação de um novo estado de emergência, considerando que Portugal está "muito, muito, muito longe" da situação que levou a que a medida fosse tomada no ano passado.
A taxa de cobertura da vacina contra a covid-19 na população residente na Madeira com mais de 50 anos é superior a 98%, tendo sido efetuadas mais de 407 mil inoculações esta região, foi hoje anunciado.
O PCP considerou hoje um “drama” a falta de médicos de família no distrito de Beja e questionou o Governo sobre que “medidas urgentes” está a tomar para contratar e fixar clínicos da especialidade na região.
A Madeira registou hoje 67 novos casos de covid-19 e 38 recuperações, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 436, com 37 doentes hospitalizados, sete deles em cuidados intensivos.
Mais de 21 mil pessoas completaram a vacinação contra a covid-19 e cerca de 14 mil foram vacinadas com pelo menos uma dose na última semana, indica o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.
As reclamações apreciadas pela Entidade Reguladora da Saúde no 1ºsemestre do ano relacionadas com a covid-19 visaram sobretudo o acesso à prestação de cuidados de saúde, incluindo a continuidade dos cuidados comprometida pela resposta à pandemia.
A demógrafa e professora universitária Maria Filomena Mendes iniciou hoje funções de presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, após o anterior conselho diretivo, liderado por José Robalo, ter terminado mandato, revelou a tutela.
O número de casos de infeção tem disparado no distrito de Bragança ainda sem impacto na lotação disponível para doentes covid-19 nos hospitais da região, segundo informação divulgada hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
Aumentar a formação de clínicos dos PALOP em cuidados paliativos é o objetivo da Iniciativa Médica 3M depois de uma ação em Moçambique onde foi possível plantar “algumas sementes” sobre como otimizar recursos para evitar sofrimento.
O município de Coruche exige a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente no período noturno, alertando para as carências de cuidados de saúde de uma população “muito idosa”, reivindicação que levou o PCP a questionar o Governo no parlamento.
O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje o uso de máscara em qualquer circunstância, no interior ou exterior, tendo afirmado que, a par da vacinação, a melhor proteção à covid-19 continua a estar na higienização e comportamentos sociais.
O Governo da Madeira vai reforçar o apoio a duas instituições geridas pela congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, na área da saúde, indicou hoje o chefe do executivo, vincando ser fundamental apoiar o trabalho social.
A afluência de doentes não-covid às urgências dos grandes hospitais de Lisboa está a aumentar, muitos em situação grave a precisar de internamento, aumentando a pressão sobre as unidades de saúde, afirmaram hoje à Lusa responsáveis hospitalares.
Várias unidades de saúde da Figueira da Foz encontram-se numa situação de funcionamento que “chocou” o executivo independente liderado por Pedro Santana Lopes.
O presidente da direção da Casa da Caridade de Ponte de Lima demitiu-se do cargo por discordar do caminho seguido pelos restantes membros, que considera pôr em causa “cuidados elementares e básicos” aos utentes, por recusarem contratar funcionários.
A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional cresceu de forma significativa e é já de 173,7 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) registou também uma ligeira subida para 1,17.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que está a avaliar o pedido da farmacêutica Novavax para a comercialização da sua vacina contra a covid-19, estimando divulgar uma decisão nas próximas semanas.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje que o hospital da Guarda “merece uma atenção muito especial do Ministério da Saúde” e reconheceu que a direção tem resolvido algumas carências de profissionais.