O Governo considerou hoje que, apesar do gradual aumento da incidência da covid-19, em Portugal, o país está ainda longe de atingir as “linhas vermelhas”, designadamente no que respeita a internados em cuidados intensivos.
A testagem massiva da população contra a covid-19 na Madeira tem sido “um sucesso” e o Governo Regional considera desnecessário adotar no arquipélago os procedimentos do estado de calamidade declarado no continente, disse hoje o presidente do executivo.
As obras de ampliação do Hospital da Misericórdia de Évora (HME) já arrancaram, num investimento de seis milhões de euros, para dotar o edifício de novas valências de imagiologia e melhores condições de conforto.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) negou hoje que tenha recuado nos compromissos acordados na terça-feira com os chefes das equipas cirúrgicas do Serviço de Urgência Central do Hospital Santa Maria.
O Presidente da República partilhou hoje as críticas do secretário-geral da ONU à “injustiça e imoralidade” com que a comunidade internacional está a tratar África, e considerou que Portugal tem tido muito bom senso a lidar com esta situação.
O Presidente da República afirmou hoje que a vacinação obrigatória contra a covid-19, ponderada agora por diversos países, não é uma questão na ordem do dia em Portugal, que deve é prosseguir a vacinação “espontânea, voluntária e massiva”.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) estimou hoje que a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, pode ser responsável por “mais de metade de infeções” nos próximos meses, caracterizando-a como risco elevado.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.223.072 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos positivos de covid-19, sendo 16 em São Miguel e um na Terceira, e 14 pessoas recuperaram da doença, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Os anticorpos resultantes de uma primeira infeção com covid-19 não impedem uma pessoa de contrair novamente a doença com a variante Ómicron, afirmou hoje uma investigadora, na conferência de imprensa virtual semanal do escritório da OMS em África.
Os chefes de equipa de urgência cirúrgica do Hospital Santa Maria reapresentaram o pedido de demissão dois dias depois do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte ter anunciado que tinham chegado a acordo, avançou hoje o Sindicato Independente dos Médicos.
O Centro de Saúde de Aguiar da Beira está com “apenas dois” enfermeiros, dos quatro habituais, para um universo de mais de 4.000 utentes, o que coloca “em risco” a assistência à população, denunciou hoje um sindicato.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) anunciou hoje que está a avaliar a vacina da farmacêutica Valneva contra a covid-19, a única com base em vírus inativo.
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje ter contratado 34 enfermeiros, no último ano e meio, para reforçar os serviços de saúde no distrito de Portalegre, devido à pandemia de covid-19.
Ainda que o número de doentes internados no Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto, se tenha mantido “estável” durante a pandemia, a procura por primeiras consultas de psiquiatria e psicologia é “cada vez maior”, revelou a diretora clínica.
Desde o início da pandemia que os internamentos no Hospital Magalhães Lemos, no Porto, sofreram um “decréscimo”, mas a retoma dos cuidados de saúde primários resultou, este ano, num aumento da procura das primeiras consultas, revelou a diretora clínica.
Portugal realizou cerca de 117 mil testes à covid-19 na terça-feira, o novo máximo de testes num só dia desde o início da pandemia, divulgou a ‘task force’ de testagem, que integra o Instituto Nacional Ricardo Jorge.
Cerca de 274 milhões de pessoas em todo o mundo vão precisar de ajuda ou proteção humanitária no próximo ano, o maior número de sempre, estimou hoje o Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA).
As infeções com a variante Ómicron do novo coronavírus passaram em Portugal para 19, disse esta noite a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Um novo Centro de Vacinação vai abrir na quinta-feira no Centro de Congressos do Estoril (CCE) na modalidade "casa aberta", anunciou hoje a Câmara Municipal de Cascais, em comunicado.
A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19, elevando para 107 os óbitos associados à doença, estando reportados 73 novos casos nas últimas 24 horas e um total de 767 situações ativas, informaram as autoridades de saúde regionais.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez hoje uma crítica à “injustiça e imoralidade” com que a comunidade internacional está a tratar África, no fim de uma reunião com o representante da União Africana, em Nova Iorque.
Mais de 108 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe e covid-19 nas últimas 24 horas, a maioria das quais receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu hoje que as vacinas anticovid podem ser menos eficazes face à nova variante Ómicron, mas insiste em evitar alarmismos porque vão continuar a ser evitadas as formas mais graves da doença.