SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Politécnico de Coimbra acompanha regresso a casa de estudantes em mobilidade

LUSA
27-03-2020 19:18h

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) já acompanhou o regresso a Portugal de 87 estudantes das suas escolas em mobilidade internacional, motivado pela pandemia da covid-19, anunciou hoje a instituição.

"Até à data de 27 de março, regressaram a Portugal 87 estudantes e todos informaram de que se encontravam bem à chegada e do seu compromisso em cumprir um período voluntário de isolamento social de 14 dias", refere a pró-presidente da instituição, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Maria João Cardoso, responsável pelas Relações Internacionais do IPC, "o processo de repatriamento foi acompanhado em permanência durante 24 horas por dia, através da disponibilização de um número de emergência e sempre em contacto telefónico ou por 'whatsapp' com os estudantes".

Neste processo, a responsável referiu que o encerramento súbito da fronteira com Espanha gerou dificuldades particulares a alguns estudantes e que foi necessário recorrer a um transporte para os trazer desde Sevilha, Espanha.

De acordo com o IPC, permanecem ainda na Europa 27 estudantes da instituição, dois dos quais estão em quarentena (um na Croácia, com viagem marcada para 31 de março, e outro em Itália, sem regresso agendado).

"Os restantes informaram que pretendem prosseguir o seu período de mobilidade e que se encontram a trabalhar 'online' nas respetivas instituições de ensino superior/entidades em que se encontram a estudar/estagiar", lê-se no comunicado.

Os 25 estudantes que não pretendem regressar encontram-se distribuídos pela Alemanha, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Malta, Polónia, Roménia e Suécia.

Quanto aos alunos internacionais que se encontram em mobilidade no IPC, verificou-se, até hoje, o regresso ao país de origem de 73 estudantes e a permanência de 105, que "informaram estar bem e que pretendem continuar a sua mobilidade, estando a frequentar as aulas à distância".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS