O Diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, garantiu hoje que o país não registou qualquer caso de transmissão local do novo coronavírus até ao momento e que todos os quatro casos confirmados da covid-19 no arquipélago “foram importados”.
Cabo Verde ainda não tem, até ao momento, nenhum caso de transmissão local. Continuamos com os casos [da covid-19] que foram anunciados, são casos importados todos até ao momento”, explicou, na habitual conferência de imprensa diária das autoridades de saúde de balanço sobre a progressão da covid-19.
Acrescentou que até ao momento foram feitos, no país, 23 testes para despistar a doença, a casos suspeitos ou em seguimento (com sintomas), com idades de 19 a 62 anos. Deste total, três foram confirmados, todos turistas estrangeiros, na ilha da Boa Vista, um dos quais, um inglês de 62 anos, acabou por morrer na segunda-feira.
Um quarto caso positivo foi confirmado esta semana na Praia, ilha de Santiago, um cabo-verdiano que regressou ao país no dia 18 de março, proveniente de França através de um voo por Lisboa.
"Está a evoluir muito bem, sem nenhum agravamento do seu quadro clínico", explicou esta manhã o ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário.
O caso mais crítico prendia-se com uma turista dos Países Baixos, internada na ilha da Boa Vista, cuja transferência para o seu país foi feita na quarta-feira, avançou hoje o ministro da Saúde.
Além dos casos confirmados, aguardam-se nesta altura os resultados das análises a mais cinco casos suspeitos na ilha da Boa Vista, um em Porto Novo (ilha de Santo Antão), um em São Vicente e outro em Tarrafal (Santiago).
“Provavelmente vamos ter mais casos suspeitos à medida que a nossa capacidade de seguimento em relação aos doentes que estão em quarentena, quer nos hotéis, quer a nível domiciliar, aumenta”, explicou o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia.
Numa mensagem ao país, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que o Governo “é favorável” à declaração de situação de emergência a nível nacional, que está a ser ponderada pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.
O continente africano registou até hoje 73 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 2.700 casos, em 46 países.