SAÚDE QUE SE VÊ

COVID-19: "Estou disponível para ir para a frente de batalha" - Carlos Pinto

CANAL S+ VP
24-03-2020 23:25h

Carlos Pinto é enfermeiro em Londres, numa Unidade de Cuidados Intensivos.

Assim que o apelo foi feito pela Ordem dos Enfermeiros, decidiu vir para Portugal para ajudar o seu país de origem e aguarda agora ser chamado para a linha da frente.

Entretanto, não baixou os braços.

É um dos muitos profissionais de saúde que faz parte do grupo do Facebook apelidado: Covid-19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde que, todos os dias, recebe centenas de mensagens com questões sobre esta pandemia.

Foi quando recebeu um e-mail da Ordem dos Enfermeiros a pedir a ajuda de todos os profissionais da área na luta contra a pandemia da Covid-19, que Carlos Pinto tomou a decisão.

O apelo foi dirigido a todos os enfermeiros que tivessem experiência em Cuidados Intensivos, que se encontrassem em Unidades de Cuidados de Saúde Primários e que, temporariamente e em regime de mobilidade, pudessem reforçar as Unidades de Cuidados Intensivos.

A Ordem dos Enfermeiros apelou também a todos os enfermeiros que se encontrassem desempregados para o reforço das Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Carlos Pinto não hesitou. Fez as malas e veio para Portugal.

Neste momento, Carlos Pinto, está a aguardar ser chamado para a linha da frente, embora não tenha ainda previsão de quando e para onde.

Tudo depende do número de casos confirmados e internados a precisar de cuidados de saúde, de colegas que possam ser infetados ou que fiquem esgotados e necessitem ser substituídos.

Entretanto, Carlos não baixou os braços.  

Aceitou o convite, e é um dos muitos profissionais de saúde que faz parte de um grupo no Facebook apelidado: Covid-19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde.

Este é um grupo privado que dá resposta, somente, a questões relacionadas com a Covid-19. As respostas são dadas única e exclusivamente, por profissionais habilitados para o efeito.  

Não deixar as pessoas sem resposta é o grande objetivo, não só de Carlos, mas de todos os profissionais que fazem parte deste grupo.

Algumas das dúvidas mais frequentes estão relacionadas com os grupos de risco, a sintomatologia, os animais de estimação, as saídas de casa. 

Para além do esclarecimento da dúvida, é feita uma triagem por parte destes profissionais de saúde que, em determinadas situações, aconselham a Linha SNS 24 ou o encaminhamento para as urgências hospitalares. 

Seguindo as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, Carlos Pinto aconselha o uso da máscara, só em caso de sintomatologia compatível com a Covid-19, a lavagem das mãos e outros cuidados a ter quando se chega a casa.

Estes são conselhos que se aplicam a profissionais de saúde e à população em geral.

Carlos Pinto vai continuar a ajudar como pode até ser chamado para a frente de batalha. 

Esta não foi a primeira vez que conversámos com o enfermeiro.

Carlos Pinto já foi convidado de Irina Ribeiro, no programa do Canal S+, Pura Vida, por ter sobrevivido e ter salvo a vida a uma jovem americana nos atentados naquela capital, a 3 de Junho de 2017. 

Agora, o combate é outro e aqui, o inimigo não atropela pessoas no meio das ruas, não usa coletes explosivos e não tem uma faca na mão. É um vírus e é invisível.

Reveja aqui: https://www.saudemais.tv/video/37589-pura-vida-t02-e016

 

MAIS NOTÍCIAS