SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Passes de crianças e pensionistas automaticamente renovados na Madeira

24-03-2020 21:59h

O Governo da Madeira informou hoje que, para reduzir a afluência da população às bilheteiras, os passes de criança e de pensionista de todos os operadores de transporte público da região terão renovação automática em abril.

Os passes sociais de criança e de pensionistas são gratuitos e, em ambos os casos, os documento válidos em março passam automaticamente a ser validados para o mês seguinte.

Segundo um comunicado da Secretaria Regional da Economia e Transportes Terrestres da Madeira, a única exceção à medida hoje anunciada verifica-se “se a criança completar 13 anos no mês de abril".

Com esta medidas, os cidadãos beneficiários deste tipo de benefício "não terão de se deslocar às bilheteiras para efetuar o carregamento do passe, evitando o ajuntamento de pessoas em fila de espera para os adquirir", no âmbito das medidas de contenção do surto de covid-19, lê-se no comunicado.

O Governo Regional ainda admite que "esta medida poderá ser prorrogada para o mês de maio, mediante a reavaliação da situação no decorrer de abril".

A Secretaria Regional da Economia e Transportes Terrestres da Madeira incentiva também as empresas de transporte a sensibilizarem os passageiros que aguardam nas filas de espera para cumprirem o distanciamento social e que recorram à utilização "das máquinas automáticas, lojas payshop ou postos CTT, sempre que tal mecanismo esteja disponível para o seu operador".

No que diz respeito aos passes que são vendidos nas escolas, tendo em conta que os estabelecimentos escolares estão encerrados, "não existe necessidade de os alunos efetuarem a deslocação em causa", enfatiza.

A direção regional dos Transportes Terrestres indica ainda que, em articulação com a Secretaria da Educação da Madeira vai "verificar que medidas podem ser tomadas" relativamente a este tipo de passe facultado nas escolas para os alunos com ação social escolar.

O mesmo acontece em relação ao passe social estudante para os estudantes que os adquirem diretamente nos balcões das respetivas escolas.

Hoje, o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da região autónoma informou que a Madeira registou 16 casos confirmados de infeção por covid-19, mais quatro do que na segunda-feira.

No que diz respeito à proveniência destes casos, "quinze têm uma proveniência de fora da região: cinco da Holanda, três dos Emirados Árabes Unidos, uma do Reino Unido, uma de Espanha e cinco pessoas de Portugal, da região de Lisboa e Vale do Tejo". Apenas um caso foi de transmissão local.

Desde 29 de fevereiro, foram analisados 94 casos suspeitos na Madeira, tendo 78 dado negativos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

De acordo com o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, em Portugal, há 33 mortes e 2.362 infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS