SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PCP considera preocupante fecho da urgência pediátrica em Aveiro

LUSA
23-03-2020 12:31h

O PCP considerou hoje “preocupante” o fecho da urgência pediátrica devido à infeção de médicos pelo novo coronavírus e aponta o desinvestimento como causa de situações limite no Hospital de Aveiro.

“O encerramento temporário das urgências pediátricas no Hospital Infante Dom Pedro – causado pela infeção de médicos deste serviço - não deixa de ser preocupante pelo que pode representar para a saúde das crianças e jovens da região, que terão que se deslocar até ao Porto ou Coimbra em caso de urgência”, afirma a concelhia de Aveiro do PCP, em comunicado.

O partido relembra que “mais investimento, traduzido em melhores condições, evitariam situações limite, que não são aceitáveis e não podem perdurar no tempo”.

Para a estrutura comunista, o Hospital Infante Dom Pedro “é um exemplo do ataque que tem vindo a ser feito à saúde, com uma série de valências encerradas ao longo dos últimos tempos e grandes necessidades em termos de profissionais de saúde, agora evidenciadas, e que precisam de uma resposta pronta, que tenha em vista não só o combate ao surto epidémico, mas também que reforcem o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

O PCP salienta “o papel essencial e insubstituível que o SNS tem, hoje e sempre, e manifesta a sua profunda solidariedade a todos os seus trabalhadores, bem como a todos os trabalhadores de outras áreas que laboram neste período de especial complexidade”.

“Seja pelo défice de profissionais de saúde, agravado com a sua desvalorização social, profissional e salarial, seja pela falta de condições materiais e logísticas, a degradação e as tentativas de aniquilação do SNS têm-se tornado evidentes, resultando no que é hoje um terreno mais difícil para dar resposta à situação atual”, comenta o PCP, exigindo ainda “medidas de prevenção, contenção e mitigação do surto epidémico, mas também que garantam o direito ao trabalho e a garantia dos direitos dos trabalhares”.

Quanto a estes, a estrutura local refere que “acompanha e denuncia grandes grupos económicos, que também no concelho tentam e tentarão, à luz do que é a situação atual, coagir trabalhadores a pedir férias, licenças sem vencimento, ou tantas outras estratégias para que caia nos ombros dos trabalhadores toda a responsabilidade e prejuízo”.

Na terça-feira, fonte daquela unidade hospitalar disse à Lusa que o encerramento da urgência pediátrica ficou a dever-se à contaminação de dois médicos pediatras.

“Nesta data foram identificados dois profissionais da equipa da urgência pediátrica contaminados, o que fundamentou o encerramento da Urgência Pediátrica (do Hospital de Aveiro), por razões de prevenção e contenção”, esclareceu o conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.

A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga havia decidido encerrar a Urgência de Pediatria do Hospital de Aveiro às 08:00 horas de terça-feira, remetendo os casos de necessidade de atendimento para o Hospital Pediátrico de Coimbra.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde indicou no domingo que o surto de covid-19 já provocou 14 mortes e 1.600 infetados.

MAIS NOTÍCIAS