A Unidade Local de Saúde (ULS) São José anunciou hoje a abertura de um centro que disponibiliza rastreios, diagnósticos, consultas e tratamentos no mesmo espaço, uma “resposta pioneira” direcionada para a prevenção da saúde dos utentes.
A funcionar na Unidade de Saúde de Sapadores, na freguesia da Penha de França, em Lisboa, o novo Centro de Prevenção e Funcionalidade “reforça a atuação dos cuidados de saúde primários” no acesso e na integração de cuidados, adiantou a ULS em comunicado.
Segundo a ULS, trata-se de uma “resposta pioneira a nível nacional” que concentra, num único espaço, técnicas de rastreio, diagnóstico, consultas e intervenção terapêutica, com o objetivo de “promover uma melhoria da funcionalidade ao longo da vida” dos utentes.
“Este centro é mais um exemplo da aposta que temos vindo a fazer no trabalho em proximidade e na intervenção na comunidade. Ao reforçar o acesso e a integração de cuidados, atuando na prevenção, vamos ter um impacto direto na funcionalidade e na qualidade de vida dos nossos utentes”, adiantou a presidente da unidade de saúde, Rosa Valente de Matos, citada no comunicado.
Na área dos rastreios e diagnóstico, a ULS São José adiantou que o centro disponibiliza respostas em cardiopneumologia - espirometria, monitorização ambulatória da pressão arterial e eletrocardiograma -, e rastreios de retinopatia diabética e visual infantil, com enfoque na deteção precoce.
No âmbito das consultas e da intervenção terapêutica, integra as áreas da nutrição, com consultas individuais e programas comunitários, da terapia ocupacional, com avaliação funcional e intervenção em atividades da vida diária, da terapia da fala, em articulação com a Saúde Escolar e com apoio à referenciação hospitalar, da audiologia e da consulta ortóptica, dedicada ao rastreio e seguimento.
Segundo a ULS, o centro assegurará ainda aos utentes fisioterapia, incluindo reabilitação musculoesquelética e exercício terapêutico, bem como telerreabilitação, ao nível reabilitação funcional respiratória.
A referenciação dos doentes para esta unidade é efetuada a partir dos centros de saúde e, numa primeira fase, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00, estando previsto o alargamento do horário até às 20:00, quando o centro se encontrar em pleno funcionamento, com todas as respostas disponíveis, adiantou a ULS