A Associação Cristã de Empresários e Gestores "(ACEGE) defendeu hoje a aposta na cooperação "entre todos", Governo, organizações e pessoas, para superar a crise resultante da pandemia do novo coronavírus.
Numa tomada de posição sobre a Covid-19, denominada de "Construir a esperança na crise", a associação aponta que se vive "tempos de emergência nunca experimentados", cuja duração e consequências "são ainda imprevisíveis" e que esta "emergência sanitária" irá gerar "uma nova emergência económica e social de contornos ainda não imagináveis".
E "é nesta realidade que as empresas e as organizações se estão a redefinir e a procurar continuar a sua ação, além da Covid-19", prossegue, referindo que são "milhares de líderes e equipas que procuram minimizar o impacto brutal recebido, que colocou em causa negócios prósperos e viáveis, procurando assegurar a viabilidade das suas empresas, a entrega de produtos e serviços, a manutenção de postos de trabalho, o pagamento de salários e das obrigações fiscais e bancárias".
A ACEGE considera que "este é um momento de superação" e que se deve apostar "na cooperação entre todos - Governo, organizações e pessoas".
Sublinha é que preciso tentar, "até ao limite da razoabilidade económica, encontrar formas de cooperação e estratégias criativas para manter o emprego e as empresas".
Isto porque "todos somos interdependentes, fazemos parte do mesmo caminho e somos parte da solução", salienta a ACEGE.
A associação agradece a "todos os que continuam a lutar pelas suas empresas e apela aos seus associados que tenham a ousadia de enfrentar todas as situações, mesmo as mais difíceis, com coragem, responsabilidade e esperança, assumindo critérios de racionalidade, de solidariedade e de procura do bem maior para as suas empresas, mas também, para todos os que se relacionam com elas".
E sublinha: "Os líderes empresariais, com os talentos que Deus lhes deu, estão na linha da frente do combate à crise económica e social, são por definição construtores de esperança, capazes de inovar, resistir, sofrer e ser ousados na criação de valor, na construção do nosso futuro".
A Associação Cristã de Empresários e Gestores vai iniciar "um conjunto de sessões 'online', com a apresentação de boas práticas empresariais, testemunhos pessoais e reposição das melhores conferências realizadas na associação, que pretende ser um espaço de partilha e desafio ao longo deste período de crise".
No comunicado, a ACEGE deixa ainda uma "nota final de homenagem ao António Vieira Monteiro [presidente do Conselho de Administração do Santander Totta], e a todos os que se empenham com justiça e verdade pelo desenvolvimento económico e sofreram ou vão sofrer com esta a doença".
O presidente do Conselho de Administração do banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, morreu na quarta-feira em Lisboa, aos 73 anos.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de vítimas mortais do Covid-19 para seis e o número de casos confirmados 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.
Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).