SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: República Checa recebe mais de um milhão de máscaras compradas à China

LUSA
20-03-2020 14:21h

Um avião da China com mais de um milhão de máscaras de proteção respiratória aterrou hoje em Praga, na República Checa, informou o Governo local.

"O avião contém 1,1 milhões de máscaras FFP2 que serão imediatamente distribuídas a hospitais e outros locais de assistência", disse o ministro do Interior, Jan Hamacek, durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão a partir do aeroporto em Praga.

A República Checa adquiriu o equipamento por cerca de três milhões de dólares (2,7 milhões de euros), acrescentou.

O Governo checo foi criticado recentemente devido à insuficiência de reserva de material médico, o que levou milhares de checos a fazer máscaras caseiras, já que as autoridades proíbem as pessoas de deixarem as suas casas sem tapar o nariz e a boca.

Escolas, bares, teatros, cinemas e outros locais de reunião permanecem fechados na República Checa, um membro da União Europeia (UE) com 10,7 milhões de habitantes.

Hoje, no país há 774 casos confirmados do vírus, três pacientes curados e nenhuma morte causada por Covid-19.

No sábado, o Governo espera outro avião com milhões de máscaras adicionais e um grande avião de carga An-124 Ruslan com mais de 100 toneladas de material médico da China.

Hamacek disse que espera que três aviões com equipamentos médicos cheguem da China a cada semana durante pelo menos as próximas seis semanas.

Uma aeronave com 150.000 testes rápidos de vírus, também da China, já pousou em Praga na quarta-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

MAIS NOTÍCIAS