SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Apelo em Évora para "comportamentos responsáveis" na deposição do lixo

LUSA
20-03-2020 14:17h

A empresa responsável pelo tratamento de lixo de 12 dos 14 concelhos do distrito de Évora apelou hoje à população para que adote “comportamentos solidários e responsáveis” na deposição dos resíduos urbanos, devido à pandemia de Covid-19.

A empresa intermunicipal Gesamb - Gestão Ambiental e de Resíduos, em comunicado, argumentou que a “manutenção da recolha dos resíduos nunca foi tão importante como no atual momento”, em que se vive a pandemia de Covid-19, com Portugal em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira.

“Os funcionários da Gesamb não são imunes à doença que hoje enfrentamos. Assim, apelamos a todos” para que “adotem comportamentos solidários e responsáveis”, pode ler-se no comunicado, enviado hoje à agência Lusa.

A Gesamb, responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), informou a população de que, “para uma recolha de resíduos eficaz”, todos têm de seguir um conjunto de procedimentos.

“Os resíduos produzidos nos domicílios pelos doentes confirmados de infeção por Covid-19 ou por quem lhes prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade”, indicou.

Os sacos, “devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um 2.º saco, devidamente fechado”, a depositar “no contentor de resíduos indiferenciados”, disse.

Na situação de “casos suspeitos ou confirmados de infeção por Covid-19”, em que estejam envolvidos grupos de doentes, em empresas, hotéis, alojamentos ou residências, os sacos já não devem ser postos no contentor de resíduos indiferenciados, mas sim ter outro encaminhamento.

“Os resíduos aí produzidos são equiparados a resíduos hospitalares de risco biológico, devendo a sua gestão ser assegurada pelas entidades competentes”, esclareceu a empresa, sugerindo que, em caso de dúvidas, os interessados contactem os seus serviços

Segundo a Gesamb, a população “nunca” deve depositar os seus resíduos, seletivos ou indiferenciados, “fora dos contentores existentes” e deve compactá-los “em sacos bem fechados para evitar fugas ou derrames”, colocando-os “no contentor adequado”.

“Sugerimos que lave e desinfete as mãos depois de depositar os seus resíduos. Seja previdente, mas seja também solidário”, aconselhou a empresa.

A Gesamb faz a gestão de lixo dos concelhos de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, que produzem cerca de 76 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, por ano.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram, enquanto mais de 89.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. Já o número de mortos no país subiu para seis.

MAIS NOTÍCIAS