A Câmara da Covilhã, distrito de Castelo Branco, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência da entrada em vigor do estado de emergência e para poder dar melhor resposta no combate à pandemia da Covid-19.
Em comunicado enviado à agência Lusa, esta autarquia presidida por Vítor Pereira refere que a decisão de ativar o plano foi tomada após reunião com a Comissão Municipal de Proteção Civil.
A informação refere que, durante o período de vigência do plano, os cidadãos e demais entidades "têm o dever de colaboração, nomeadamente do cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança interna e pela proteção civil, na pronta satisfação de solicitações que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou na quinta-feira o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira.
O número de mortos no país subiu para quatro, com o anúncio da morte de uma octogenária em Ovar, feito pelo presidente da Câmara local, horas depois de a DGS ter confirmado a existência de três vítimas mortais até às 24:00 de quarta-feira em Portugal.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira.