A Ordem dos Biólogos está a criar uma bolsa de voluntários para apoiar os laboratórios de diagnóstico com dificuldades de funcionamento por ter profissionais em quarentena ou que estão em casa com filhos devido à pandemia de Covid-19.
O bastonário da Ordem dos Biólogos adverte que o número de testes a realizar não pára de aumentar e, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS) será necessário testar, nas próximas semanas, muito mais pessoas. Nesse sentido, a Ordem dos Biólogos quer estar prevenida.
Segundo José Matos, existem três fatores limitantes principais para a realização de testes. São eles os recursos humanos, equipamento e reagentes (testes). No que ao número de profissionais disponíveis, nesta bolsa, diz respeito este é “absolutamente avassalador”.
Relativamente ao equipamento e reagentes, a Ordem dos Biólogos irá também contactar os diretores e presidentes das instituições que os possuem para que estes sejam disponibilizados temporariamente.
José Matos realça que “um dos mais importantes passos neste período de crise” é testar as pessoas suspeitas de infeção, confirmando assim a presença ou ausência do novo coronavírus.
“Seja solidário. Ofereça o seu tempo, a sua capacidade e a sua experiência, para ajudar aqueles que incansavelmente trabalham para a segurança de todos nós”, apela no comunicado publicado no ‘site’ da Ordem dos Biólogos.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou esta quinta-feira o número de casos de infeção confirmados para 785, mais 143 do que os registados na quarta-feira.
Entre os casos identificados, 89 estão internados, dos quais 20 em unidades de cuidados intensivos, e há três pessoas recuperadas. Há ainda 3 mortes confirmadas.