SAÚDE QUE SE VÊ

Hospital de Ponta Delgada com hipotermia terapêutica para recém-nascidos

Lusa
10-02-2026 16:59h

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, vai passar a dispor da aplicação da hipotermia terapêutica no tratamento de recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquémica, na Neonatologia, anunciou hoje a instituição.

De acordo com o HDES, esta condição, “consequência de asfixia perinatal”, é uma das “principais causas de morbilidade e mortalidade neonatal nos países desenvolvidos, afetando entre dois e seis recém-nascidos por cada mil nascimentos”.

Segundo a nota de imprensa do HDES, a adoção da técnica surge “como resposta às necessidades regionais” e “alinha-se num modelo nacional que defende a concentração de cuidados diferenciados em unidades capazes de responder às necessidades complexas dos recém-nascidos mais vulneráveis”.

A técnica consiste em arrefecer o bebé para temperaturas entre 33°C e 34°C, durante 72 horas, “idealmente iniciando o procedimento nas primeiras seis horas de vida, período crítico em que ainda é possível limitar os danos neurológicos decorrentes da falta de oxigénio”.

Com esta implementação, o HDES passa a “alinhar-se com unidades de referência do continente, como o Hospital de Santa Maria, pioneiro no primeiro programa nacional de hipotermia induzida, que já tratam recém-nascidos provenientes de várias regiões do país com esta abordagem há vários anos”.

“A disponibilização da técnica nos Açores representa uma maior equidade no acesso a cuidados neonatais diferenciados, redução da necessidade de transferências para o continente, diminuindo riscos associados ao transporte neonatal, melhoria do prognóstico neurológico dos bebés e reforço da capacidade técnica e científica do HDES no âmbito da Neonatologia”, refere a unidade hospitalar.

MAIS NOTÍCIAS