A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08:00 de hoje e até às 08:00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Numa nota publicada na sua página de Internet, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), consultada pela agência Lusa, esta entidade explicou que as limitações abrangem a urgência geral de adultos.
Contactada pela Lusa, fonte da ULSBA justificou que os constrangimentos determinados para estas 24 horas se devem “à incapacidade de completar a escala médica [na urgência] neste período”.
Até às 08:00 de sexta-feira, os utentes não devem recorrer ao hospital, mas sim contactar a linha de apoio do SNS 24 (808 24 24 24) ou 112 (em caso de urgência) para que sejam devidamente orientados de acordo com o grau de gravidade da situação, indicou a unidade local de saúde.
A ULSBA lembrou ainda que, durante este período, “mantêm-se em funcionamento regular os Serviços de Urgência Básicos [dos centros de saúde] de Castro Verde e Moura”, no distrito de Beja.
No mês de agosto, foi o hospital de Évora a apresentar constrangimentos na sua urgência polivalente, com a limitação da admissão de utentes na especialidade de Medicina Interna, durante vários dias, devido à elevada afluência de doentes e equipa clínica reduzida.
Na altura, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) também divulgou que só admitia na especialidade de Medicina Interna da Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) “doentes encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24”.
Estas limitações começaram no dia 14 de agosto e foram prolongadas, sucessivamente, até às 20:00 do dia 25 desse mês.
“Esta medida temporária deve-se a uma elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível na especialidade referida”, justificou a ULSCAC, na altura.