SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Governo da Madeira reitera importância do cumprimento da quarentena  

LUSA
16-03-2020 19:29h

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira reiterou hoje a importância do cumprimento do período de quarentena definido para todos os cidadãos que regressaram à região nos últimos dias, bem como aos que pretendem regressar.

Segundo o Governo Regional, a medida aplica-se "a todos os cidadão que aterrem nos aeroportos da Madeira e Porto Santo, vindos do continente português e de outros países".

Esta foi uma das medidas anunciadas pelo Governo Regional no dia 14 de março face ao aumento exponencial do número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal continental.

Na Madeira, é obrigatório cumprir o período de quarentena, pelo período de 14 dias.

"Para assegurar o seu cumprimento, contamos com a colaboração das forças de segurança, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, que nos últimos dias têm já atuado nesse sentido. A quarentena obrigatória é para cumprir em todos os concelhos do arquipélago, sem exceção", sublinha a nota de imprensa.

A Secretaria Regional recorda que a Região Autónoma da Madeira está em "situação de alerta e o incumprimento destas medidas, por qualquer cidadão, são sancionadas nos termos da lei".

A obrigatoriedade de quarentena/isolamento social, vigora até ao dia 31 de março de 2020, ficando os passageiros e tripulantes desembarcados na Região Autónoma da Madeira no último dia do prazo em quarentena obrigatória até ao dia 14 de abril de 2020.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje, mas sem registo de mortes, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 4.592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

MAIS NOTÍCIAS