A Libéria anunciou hoje o seu primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, um funcionário governamental que, na sexta-feira, regressou ao país proveniente da Suíça.
"As autoridades sanitárias liberianas informaram o Presidente George M. Weah de que o país registou seu primeiro caso de coronavírus", anunciou hoje o Ministério da Informação, numa declaração publicada nas redes sociais.
De acordo com a mesma informação, o doente é o diretor da Agência Nacional de Ambiente.
"O Governo exorta todos a manterem a calma. As autoridades sanitárias estão a localizar qualquer pessoa com quem o doente infetado tenha estado em contacto para que sejam colocadas em quarentena", acrescentou.
O Governo anunciou para hoje uma declaração pública do Presidente da Libéria, George M. Weah, para dar conta das medidas a implementar no país.
A Libéria, a Guiné-Conacri e a Serra Leoa foram os países mais afetados pela epidemia de Ébola, que entre 2013 e 2016 causou mais de 11 mil mortos na África Ocidental.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ronda as 164 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.