A direção da Comunidade Hindu de Portugal anunciou hoje o encerramento temporário das instalações em Lisboa - templo, secretaria, cantina e espaços multiúsos -, bem como as respetivas atividades, devido à pandemia de Covid-19.
Em comunicado, a Comunidade Hindu informa que esta decisão foi tomada “em prol do desígnio Nacional de medidas de contenção à disseminação do novo coronavírus e na sequência das diretrizes estabelecidas pela Direção Geral da Saúde”.
Na mesma nota, a direção da Comunidade Hindu sublinha que “manter-se-á atenta à evolução deste problema de saúde pública em escala mundial, mantendo-se em estreita cooperação com as autoridades nacionais”.
“Com esta decisão, a Comunidade Hindu de Portugal pretende garantir o bem-estar e a saúde dos seus visitantes, dos seus associados e dos seus funcionários, procurando minimizar o impacto desta Pandemia na sociedade em geral”, acrescenta o comunicado.
A Comunidade, que tem o seu templo em Telheiras, Lisboa, informa ainda que “continuarão a realizar-se as duas cerimónias Aarti diariamente no Templo”, à porta fechada, estando a ser desenvolvidos esforços para a possibilidade de ser transmitida por YouTube, pelo menos uma vez por dia”.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ronda as 164 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para quarta-feira para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência, enquanto o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal e Espanha vão, para além de todas as outras medidas já adotadas, limitar a circulação na fronteira a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços.