A Guarda Civil espanhola montou esta manhã um controlo na passagem da fronteira entre Tui (Espanha) e Valença (Portugal) em que o trânsito de veículos está a ser limitado, tanto na ponte internacional como no antigo viaduto sobre o rio Minho.
Segundo a agência Efe, agentes da unidade de segurança civil da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa) estão a permitir a passagem de veículos pesados, enquanto os restantes veículos estão a ser parados, um de cada vez, e somente motoristas profissionais ou que estão a trabalhar estão a ser autorizados a passar.
Os restantes veículos estão a ser forçados a dar meia-volta.
Os controlos estão a gerar pequenos atrasos, dado que o volume de tráfego na autoestrada A-55 é muito inferior ao habitual num dia de trabalho.
Portugal e Espanha decidiram no domingo limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da Covid-19.
Os termos das limitações de tráfego nas fronteiras entre os dois países serão definidos hoje, numa reunião dos ministros dos dois países com a pasta da Administração Interna.
Esta reunião seguir-se-á à dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia que estão a abordar a questão das fronteiras externas de toda a União Europeia, informou no domingo o primeiro-ministro António Costa.