SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Uso obrigatório de máscara formaliza recomendação nas Termas de Chaves

LUSA
20-05-2022 16:30h

A administradora executiva das Termas de Chaves disse hoje que o uso de máscara agora imposto pela Direção-Geral da Saúde (DGS) veio tornar obrigatória uma prática que se manteve como recomendação neste estabelecimento.

“No fundo é uma formalização daquilo que já vinha sendo feito”, afirmou à agência Lusa Brigite Bazenga Gonçalves, que salientou que os funcionários sempre mantiveram o uso de máscara e que esta continuou a ser recomendada aos utentes das Termas de Chaves, no distrito de Vila Real.

A DGS atualizou hoje a norma “Covid-19: Estabelecimentos Termais”, tendo em conta a atual fase epidémica da doença, e diz que os utentes de estabelecimentos termais “maiores de 10 anos têm de usar máscaras em todos os espaços, só a podendo remover quando estiver no gabinete de consulta ou no decorrer dos tratamentos”.

A DGS refere que a “máscara deve ser usada em todo o estabelecimento termal, incluindo na sala de espera ou na receção, só a podendo remover quando o utente estiver no gabinete de consulta e no decorrer dos tratamentos termais, se aplicável” e acrescenta que deve ser privilegiada “a marcação prévia das consultas e dos tratamentos termais de forma não presencial, organizando horários ajustados e circuitos de forma a evitar ter utentes aglomerados em áreas comuns como sejam a receção, a sala de espera, as salas de repouso ou os vestiários”.

“Quando o Governo anunciou o levantar das restrições, nas termas passamos a adotar apenas como recomendação o uso de máscara, mas mantivemos os avisos verbais e escritos para salvaguarda do pessoal profissional, mas também dos próprios utentes, e a grande maioria das pessoas aderia”, salientou Brigite Bazenga Gonçalves.

Também, acrescentou, se manteve o recurso à marcação prévia, sendo “raras” as situações de algum utente aparecer sem um contacto prévio.

A responsável disse que, ao fim de dois anos de pandemia de covid-19, os “circuitos e os serviços” das Termas de Chaves estão “perfeitamente adaptados para este funcionamento”.

Neste estabelecimento é também feita a testagem gratuita à covid-19 e é recomendado aos utentes com sintomas uma ida à enfermaria para despistagem.

Depois de uma paragem em janeiro, as Termas de Chaves reabriram em fevereiro e, segundo a administradora, os números de utentes registados nestes meses “retomaram os de 2019”, período antes da pandemia.

Este mês abriu o balneário de Vidago, também no concelho de Chaves.

MAIS NOTÍCIAS