As corporações de bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere eliminaram, no ano passado, 429 ninhos de vespa asiática, mais 75% do que em 2020, informou hoje a Câmara de Baião.
“Estas intervenções são efetuadas por pessoal capacitado e protegido para o efeito, com equipamentos de proteção adequados, sendo asseguradas todas as medidas de segurança necessárias para evitar colocar em risco as populações”, lê-se na informação.
Aquela autarquia do distrito do Porto sublinha que, “face ao aumento da presença da vespa velutina no concelho, o município firmou um acordo em que transferiu a responsabilidade e competência às duas corporações de bombeiros para a remoção dos ninhos”.
O município atribui anualmente 10 mil euros às corporações de bombeiros para realizarem aquela atividade.
A câmara municipal é responsável pela gestão das denúncias recebidas dos cidadãos, encaminhando-as para as corporações de bombeiros.
“Esta junção de esforços é muito positiva no combate a esta espécie, pois assim torna-se mais eficiente e mais rápida esta luta”, considera o vice-presidente da autarquia, Filipe Fonseca, citado no comunicado.