A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai transferir, na terceira semana de janeiro, o centro de vacinação das Devesas, instalado na central dos CTT, para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, adiantou hoje à Lusa.
O encerramento de um centro coincidirá com a abertura do outro, garantiu a autarquia, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues.
A transferência de local do centro de vacinação vai ampliar a capacidade de inoculação permitindo, assim, abranger um maior numero de utentes por dia, explicou.
Isto concretizar-se-á através do aumento do número de boxes de administração da vacina contra a covid-19, que serão 20, e da área de recobro.
“Também o conforto da área de receção e acolhimento dos utentes será melhorado”, sublinhou a câmara.
O centro de vacinação das Devesas abriu a 03 de novembro, substituindo aquele instalado no Pavilhão das Pedras, encerrado na sequência do início do ano letivo e da atividade desportiva no concelho.
Além deste centro, Vila Nova de Gaia tem outro a funcionar em Grijó.
A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.812 pessoas e foram contabilizados 1.233.608 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.