SAÚDE QUE SE VÊ

INEM recebe Prémio Healthcare Excellence

Diogo Mendes
23-10-2018 15:08h

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) venceu a 5.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, que distingue iniciativas que permitem a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, com o projeto «Via Verde Reanimação».

O prémio, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), distinguiu este projeto que tem como primeiro objetivo salvar pessoas em situação de paragem cardiorrespiratória, e que, não sendo possível, procura preservar órgãos para aumentar o número de transplantações.

A «Via Verde Reanimação» começou como projeto-piloto em 2016, no Centro Hospitalar de São João, no Porto. Dos 36 casos de paragem cardiorrespiratória encaminhados pelo INEM foram recuperadas quatro vidas, feitas 44 doações e realizados 33 transplantes renais. O mesmo método do projeto-piloto foi, entretanto, aplicado na região da grande Lisboa.

Em declarações ao S+, Raquel Ramos, médica responsável do Departamento de Emergência Médica, refere que, "é uma sensação fantástica, porque efetivamente todo o trabalho que foi desenvolvido para que este projeto fosse a bom termo exigiu muito do INEM, de todos os seus profissionais e como eu também já tinha dito aqui, de todas as outras entidades de saúde."

Saúde +

Filipa Barros – Médica Departamento Emergência Médica (esquerda) ; Raquel Ramos – Médica Responsável Departamento Emergência Médica (direita)

A primeira menção honrosa foi para o projeto «Utilizadores frequentes do Serviço de Urgência Geral», do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal, que se destina a utentes que recorrem frequentemente às urgências. A segunda menção honrosa foi para o Centro Hospitalar da Cova da Beira, com o projeto «Telemonitorização de doentes com insuficiência cardíaca crónica», que permite detetar precocemente episódios de descompensação e diminuir e prevenir hospitalizações.

O Healthcare Excellence tem dois grandes critérios de seleção, a inovação e a capacidade de replicabilidade destes projetos em outras unidades do serviço de saúde, segundo Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, "temos muitos desafios atualmente no setor da saúde e particularmente no nosso país vimos alguns constrangimentos do ponto de vista operacional nas organizações de saúde. E, realmente, formas de identificar boas práticas e de criar mecanismos de incentivo aos profissionais de saúde é algo de muito importante e relevante e que este prémio já ao longo das últimas cinco edições têm garantido em termos de serviço de saúde", referiu o administrador hospitalar ao S+.

Saúde +

Alexandre Lourenço – Presidente APAH

Os três vencedores foram distinguidos entre seis projetos finalistas apresentados na sexta-feira, dia 19 de outubro, na secção regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, onde decorreu a entrega dos prémios.

O Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 16 candidaturas, de instituições de saúde de todo o país. Esta iniciativa pretende distinguir projetos de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes que tenham resultado numa melhoria do acesso, da eficiência, da segurança, ou dos resultados obtidos na prestação de cuidados de saúde.

 

 

MAIS NOTÍCIAS