SAÚDE QUE SE VÊ

Avaria em equipamento no Hospital D. Estefânia resolvida sem pôr em causa cirurgias - CHULC

LUSA
08-10-2021 09:32h

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) esclareceu hoje que a avaria detetada num equipamento utilizado na cirurgia urológica no Hospital D. Estefânia foi rapidamente ultrapassada, não colocando em causa a atividade cirúrgica programada naquele hospital.

O esclarecimento do centro hospitalar surge na sequência de notícias publicadas a propósito da questão colocada pelo Partido Ecologista “Os Verdes” ao Ministério da Saúde, sobre a alegada falta de material cirúrgico no Hospital de D. Estefânia.

O equipamento em causa (Laser para Litotrícia) foi “rapidamente substituído”, assim que foi detetada a avaria, estando já disponível, adianta numa nota enviada à Lusa o CHULC, que integra os hospitais S. José, D. Estefânia, Curry Cabral, Santa Marta, Santo António dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa.

Sublinha ainda que a avaria não colocou em causa a atividade cirúrgica programada e que “estão inclusivamente agendadas cirurgias para as próximas semanas”.

O partido Ecologista “Os Verdes” questionou na quarta-feira o Ministério da Saúde, através da Assembleia da República, sobre se tem conhecimento de adiamento de cirurgias no serviço de urologia do Hospital D. Estefânia.

“Confirma o Governo que esse adiamento se deve a falta de material para realizar as cirurgias”, questionava o partido, pedindo para saber “qual a razão para se ter chegado a esta situação”.

De acordo com informações que o grupo parlamentar recebeu, havia “pelo menos sete cirurgias adiadas” por causa da falta de materiais para as realizar, uma das quais de “uma criança com 4 anos” com um diagnóstico de “Cálculo Renal Coraliforme, apresentando grande perda hemática na urina, cuja cirurgia não pôde ser realizada por falta de material, nomeadamente de Laser para Cálculos Renais”.

MAIS NOTÍCIAS