SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PS/Açores questiona Governo Regional sobre cobrança de testes nas farmácias

LUSA
28-07-2021 18:30h

O PS/Açores questionou, num requerimento enviado hoje ao Governo Regional, se o executivo sabe se há testes de despiste à covid-19 a serem cobrados nas farmácias, depois de a tutela ter anunciado que seriam gratuitos.

No documento entregue na terça-feira à Assembleia Legislativa e remetido hoje ao Governo Regional, o PS questiona se o executivo "tem conhecimento, e confirma, que há testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 disponibilizados em farmácias da Região que estão a ser cobrados aos cidadãos".

Questionado pela agência Lusa, Clélio Meneses disse que não tem “conhecimento do requerimento”, mas referiu que o “anúncio que foi feito apenas é relativamente às farmácias que aderiram ao acordo com a Associação Nacional de Farmácias”.

“Se alguma dessas farmácias que têm acordo e que aderiram a este protocolo com a Associação Nacional de Farmácias está a cobrar, está a cobrar indevidamente. Não tenho conhecimento da situação”, prosseguiu.

Para o PS, as cobranças em curso contrariam o que foi anunciado pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, pelo querem saber quais as diligências que já efetuou ou vai efetuar o Governo "para corrigir a situação".

O grupo parlamentar socialista entende que o Governo Regional "deve fazer um ponto de situação relativamente à implementação, nas farmácias da região, de testes gratuitos de despiste ao vírus SARS-CoV-2".

A medida, anunciada a 06 de maio pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, previa a disponibilização de "testes rápidos voluntários nas farmácias", através de um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias, para aqueles que quisessem, "num período de 15 dias, ser testados voluntariamente e de forma gratuita", com o Governo Regional a assumir os custos, "quer nos testes, quer no pagamento do respetivo serviço".

O grupo parlamentar socialista diz que tem recebido denúncias de que estes testes estão a ser cobrados.

"Importa, de forma rigorosa e transparente, saber se o que foi anunciado pelo secretário regional da Saúde e Desporto está a ser concretizado, ou se, ao invés, foi solicitado o pagamento da realização do teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 a açorianas e açorianos que se dirigiram a farmácias da região", afirma o deputado Tiago Lopes, citado em nota de imprensa.

De acordo com o ‘site’ Destino Seguro, há 12 farmácias aderentes na ilha de São Miguel, uma no Pico e outra em Santa Maria.

MAIS NOTÍCIAS