SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Universidade de Évora estuda intenção dos portugueses realizarem férias no verão

LUSA
13-07-2021 15:48h

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) estão a estudar a perceção dos efeitos da pandemia de covid-19 na intenção dos portugueses realizarem férias no verão deste ano, divulgou hoje a academia alentejana.

O trabalho académico é coordenado por uma equipa de investigação do laboratório de turismo do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da UÉ.

Segundo a academia, no âmbito do estudo, foi lançado um inquérito na Internet para os investigadores saberem a perceção dos impactes gerados pela covid-19 na decisão dos residentes em Portugal realizarem férias no verão de 2021.

Se a covid-19 teve impacto na vida quotidiana, se tem aumentado o sentimento de tristeza ou desilusão ou se desencoraja a viajar são algumas das perguntas que constam no questionário.

No inquérito, assinalou a UÉ, serão “apenas recolhidas respostas individuais dos participantes para a investigação científica” e em “nenhum caso” os inquiridos “serão identificados”.

Os dados agregados vão servir “apenas para a realização de apresentações em conferências científicas ou seminários, estudos, relatórios, publicações em livros, artigos ou capítulos de livros científicos”, acrescentou.

Os resultados do estudo serão conhecidos no final do mês de setembro deste ano.

O inquérito pode ser acedido em https://forms.gle/tijivTE2pFnCZw4M8.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.044.816 mortos em todo o mundo, entre mais de 187,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.173 pessoas e foram registados 912.406 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

MAIS NOTÍCIAS