SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Bombeiros começaram a ser vacinados no distrito de Bragança

LUSA
15-02-2021 18:52h

Os bombeiros do distrito de Bragança começaram a ser vacinados contra a covid-19, com a primeira dose administrada 250 operacionais até ao dia de hoje, divulgou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

A entidade responsável pelo processo de vacinação na região dá conta, em comunicado, que prossegue, simultaneamente, a vacinação de pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos com patologias.

Este grupo começou a ser vacinado no concelho de Vimioso e, de acordo com a ULS do Nordeste, o processo vai ser alargado, “durante a semana” aos municípios de Mirandela e de Freixo de Espada à Cinta.

Aquela entidade esclarece ainda que o processo “estender-se-á, de forma gradual, aos restantes concelhos do distrito de Bragança”.

A diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Manuela Santos, é citada no comunicado com “uma mensagem de tranquilidade à população, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação”.

A ULS explica que os utentes receberão, numa fase inicial, uma mensagem escrita de telemóvel (SMS), através do número 2424, para o agendamento da toma da vacina.

Nos casos em que as pessoas não estão familiarizadas com este sistema de informação irão ser convocadas por telefone, por carta ou através da articulação com as entidades parceiras das instituições de saúde na comunidade.

A vacinação contra a covid-19 está a decorrer nos Centros de Saúde do distrito de Bragança.

O número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus reduziu para cerca de metade, nos últimos dias, situando-se nos 494, de acordo com o boletim das autoridades de saúde divulgado hoje.

Desde o início da pandemia, a região soma 10.287 casos e 133 mortes associadas à covid-19.

MAIS NOTÍCIAS