O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) conta a partir de hoje com um novo Hospital de Dia Polivalente, no Hospital de Santo António dos Capuchos, preparado para receber doentes de gastrenterologia, medicina interna e dermatologia, foi anunciado.
Em comunicado, a CHULC salienta que “as obras agora concluídas representam a ultrapassagem de uma importante etapa na instalação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado de Gastrenterologia do país, criado em 01 de junho deste ano, e um sinal inequívoco de que, em tempo de pandemia de covid-19, o centro hospitalar trata com iguais cuidados os seus doentes, independentemente das doenças que os afetam”.
Foi igualmente inaugurado hoje um renovado bloco de exames de gastrenterologia, refere a nota.
O Hospital de Dia (HD) Polivalente está equipado com gabinetes de apoio médico e de enfermagem, além de dez cadeirões e duas camas, e recebe para sessões terapêuticas doentes com várias patologias, “nomeadamente doença inflamatória do intestino – a que tem maior impacto na atividade do HD –, doença hepática crónica e doenças infeciosas na área das hepatites, todas estas da especialidade de gastrenterologia”.
Na área da medicina interna, o novo hospital “recebe portadores de doenças autoimunes, anemias e doenças metabólicas, entre outras”.
“E da dermatologia, são as psoríases as doenças que mais ocupam a unidade”, lê-se no comunicado.
“As obras que têm acontecido nos últimos meses são muito importantes e são fruto de desafios propostos pelos próprios profissionais, o que me deixa muito honrada”, afirma a presidente do conselho de administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, citada na nota.
João Coimbra, coordenador médico do Centro de Responsabilidade Integrado de Gastrenterologia, explicou, por seu turno, que o HD “envolve três especialidades, cada uma com doentes de características clínicas e particularidades que necessitam deste tipo de resposta: tratamentos de Hospital de Dia".