Os testes realizados aos 17 utentes e 24 funcionários do lar de Santa Luzia, gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Ourique, tiveram todos resultado negativo para o novo coronavírus, anunciou hoje a Câmara de Ourique.
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a autarquia alentejana do distrito de Beja informou que, “na última ronda de testes de despistagem aos casos positivos de utentes e dos trabalhadores do lar de Santa Luzia”, estes “deram todos negativos, estando as pessoas curadas do contágio por covid-19 e reunidas as condições para o regresso às rotinas daquele equipamento social da comunidade”.
“Podemos afirmar que o surto” na comunidade “está controlado”, disse o presidente do município, Marcelo Guerreiro, em declarações à Lusa.
De acordo com o autarca, os idosos estão a ser transportados para o espaço de retaguarda da covid-19 no concelho, situado na Praça D. Dinis, na vila de Ourique, para que na sexta-feira seja realizada “uma nova desinfeção em Santa Luzia, que permitirá depois a reposição das rotinas com maior segurança e proteção para todos”.
O primeiro caso de covid-19 no lar de Santa Luzia foi detetado em 13 de setembro, quando uma utente, de 85 anos, da instituição testou positivo para o novo coronavírus no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para onde tinha sido transportada devido a “um episódio hospitalar de urgência”.
Este caso foi o primeiro de um surto verificado nesta aldeia alentejana, que afetou um total de 45 pessoas e registou duas vítimas mortais por covid-19, um homem e uma mulher, ambos de 95 anos, falecidos nos dias 02 e 04 de outubro, respetivamente.
No comunicado, o município de Ourique agradeceu “o trabalho conjunto realizado na resposta imediata à situação, na concretização de soluções, na testagem, no acompanhamento das situações e no esforço” para se retomar “um patamar de normalidade possível”.
A autarquia alentejana enalteceu ainda no documento “a demonstração de coesão comunitária” entre todas as entidades que colaboraram durante o surto, além de agradecer “aos funcionários do município e da Santa Casa da Misericórdia pelo trabalho realizado neste contexto pandémico e na resposta à situação concreta de Santa Luzia.”
“Superámos este desafio de saúde pública, mas ainda temos pela frente o risco de contágio, razão maior para que ninguém baixe a guarda e cumpra as regras do uso de máscara, das distâncias sociais, da etiqueta respiratória e da lavagem/desinfeção frequente das mãos”, acrescentou a Câmara de Ourique.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.128 pessoas dos 93.294 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.