SAÚDE QUE SE VÊ

A doença mental não atinge apenas os adultos

CANAL S+ / SO
17-09-2020 11:32h

Segundo a OMS, metade das doenças mentais começam aos 14 anos de idade. Além da ansiedade e depressão, as dependências de álcool, drogas e comportamentos de risco são comuns nos adolescentes.

Bárbara Ramos Dias, psicóloga, recebe no seu consultório crianças com sintomas de ansiedade cada vez mais cedo e em maior número, alertando para a atenção que se lhes deve dar, não desvalorizando o que dizem sentir.

Por muito que os pais estejam presentes, muitas vezes as crianças e jovens preferem “desabafar” com um amigo ou um professor e é importante que exista esse espaço, onde se sintam, ouvidos, afirma a psicóloga.

A pandemia não ajudou, com o confinamento as crianças viram-se afastadas dos amigos, da escola, das suas rotinas habituais. Bárbara Ramos Dias diz que esta nova realidade é um desafio, para crianças, jovens e adultos.

As reações à pandemia variam de pessoa para pessoa. Se uns são mais descontraídos, outros não. Uma situação que poderá mudar e aproximar-se da realidade que vivíamos anteriormente, com a chegada de uma vacina.

Bárbara Ramos Dias considera-se uma pessoa positiva e nas suas consultas dá algumas ferramentas para que as crianças e os jovens saibam ultrapassar os obstáculos.

MAIS NOTÍCIAS