O Mercado Municipal de Amarante, que tem estado encerrado devido à pandemia de Covid-19, vai reabrir as atividades ao sábado e à quarta-feira, mas apenas para produtos agroalimentares, informou hoje fonte camarária.
Segundo a autarquia, o mercado funcionará semanalmente, naqueles dois dias, com medidas de contingência, entre as 08:30 e as 12:30, com efeitos a partir deste sábado.
"Não se trata do mercado no seu formato tradicional, mas sim num formato destinado somente aos produtos alimentares, visando apoiar agricultores e comerciantes de Amarante no escoamento de bens alimentares e permitindo, também, um reforço da oferta de produtos locais à população", lê-se num comunicado enviado hoje à agência Lusa.
No novo modelo de funcionamento será possível vender hortícolas, frutícolas, vinho verde, carne e peixe, bem como produtos de panificação.
"O Mercado Alimentar de Amarante insere-se num pacote de medidas de apoio à economia local", reforça o município.
A câmara assinala, por outro lado, ter assegurado "um conjunto de normas de funcionamento e medidas de contingência, segundo as diretrizes da Direção-Geral da Saúde".
Pretende-se "garantir as necessárias condições de segurança a todos os utilizadores do espaço.", tendo sido criado "um sistema de controlo de entrada que evite a aglomeração de pessoas, assim como uma disposição dos pontos de venda que permita uma circulação mais cómoda e segura".
Portugal contabiliza 973 mortos associados à covid-19 em 24.505 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado quarta-feira.
Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.
Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.