SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Cerca de 200 trabalhadores romenos de matadouro na Alemanha testam positivo

LUSA
28-04-2020 18:29h

Cerca de 200 trabalhadores romenos de um matadouro situado no oeste da Alemanha testaram positivo ao novo coronavírus e foram colocados em regime de quarentena, anunciaram hoje as autoridades locais.

No total, cerca de 300 trabalhadores deste matadouro situado em Birkenfeld (Estado da Renânia-Palatinado) testaram positivo ao novo coronavírus, indicaram os responsáveis municipais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros romeno indicou que entre o total de infetados se encontram cerca de 200 romenos. No total, 500 dos 700 empregados do matadouro são de nacionalidade romena.

Estes doentes apenas apresentam ligeiros sintomas ou são assintomáticos, segundo o ministério.

Os romenos constituem uma parte importante dos cerca de 300.000 trabalhadores sazonais que se deslocam anualmente à Alemanha.

Estes trabalhadores, designadamente indispensáveis nas explorações agrícolas, foram autorizados a deslocar-se à Alemanha apesar do encerramento das fronteiras para conter a pandemia de covid-19.

Segundo o ministério romeno, as pessoas que testaram positivo não são trabalhadores sazonais, “mas antes empregados de empresas subcontratantes que trabalham com o matadouro alemão”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 212 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

MAIS NOTÍCIAS