SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara do Funchal retoma recolha seletiva de resíduos sólidos

LUSA
28-04-2020 15:19h

A Câmara Municipal do Funchal vai retomar a recolha seletiva de resíduos sólidos a partir de segunda-feira, nos horários e frequências que existiam antes da entrada em vigor do estado de emergência, anunciou hoje a autarquia.

Num comunicado, a câmara informou ainda que o serviço de remoção a pedido também será retomado na segunda-feira.

Estes serviços foram suspensos devido às medidas de combate à pandemia da covid-19 na região e da entrada em vigor do estado de emergência decretado pelo Presidente da República que, termina à meia-noite do dia 02 de maio.

No comunicado, a vice-presidente e responsável pelo pelouro do Ambiente, Idalina Perestrelo, congratula-se pela reposição das condições para que o serviço possa operar, lembrando que o Funchal "lidera a recolha seletiva de resíduos urbanos produzidos na Madeira".

"O Funchal é, de resto, o único município regional que faz recolha seletiva de resíduos porta a porta, existindo atualmente 62 circuitos de recolha seletiva, uma referência a nível nacional para cidades da nossa dimensão", referiu na nota.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Relativamente a segunda-feira, hoje há mais 20 mortos (+2,2%) e mais 295 casos de infeção (+1,2%).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS