SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Guiné Equatorial confirma 30 casos em plataforma petrolífera

LUSA
28-04-2020 15:01h

O ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial confirmou hoje que 30 trabalhadores na plataforma de gás flutuante Serpentina, operada pela petrolífera Exxon Mobil, estão infetados com o novo coronavírus.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, Gabriel Lima confirmou que os 30 trabalhadores contraíram a covid-19 e foram colocados em quarentena enquanto a petrolífera e o Governo procedem à desinfeção da plataforma, naquele que é um dos primeiros grandes casos conhecidos de infeção na indústria.

A produção, disse o ministro, não foi afetada e não deverá afetar esta plataforma de exploração de petróleo ao largo da Guiné Equatorial com capacidade para bombear 120 mil barris por dia.

Ainda assim, acrescentou o governante, a maioria dos projetos de energia no país estão suspensos devido aos baixos preços do petróleo.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções (258) e uma morte, seguido de Cabo Verde (114 e uma morte), Moçambique (76), Guiné-Bissau (74 e uma morte), Angola (27 infetados e dois mortos) e São Tomé e Príncipe tem oito casos confirmados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS