A Câmara de Oliveira do Bairro anunciou hoje que entregou 340 viseiras de proteção, 240 fatos, 3.100 máscaras e 66 litros de gel desinfetante a nove instituições de solidariedade, num esforço para conter a infeção por covid-19.
A Câmara presidida por Duarte Novo entregou ainda 40 litros de gel desinfetante aos Bombeiros, GNR (de Oliveira do Bairro e Bustos) e Juntas de Freguesia.
Lília Ana Águas, vereadora responsável pelo pelouro da Saúde, confirmou que a autarquia adquiriu mais dez mil máscaras cirúrgicas descartáveis e mil fatos de proteção, para utilização dos colaboradores do município, e para distribuir, "sempre que necessário", pelas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.
"Continuamos a trabalhar de forma muito próxima com as IPSS do concelho, com comunicação permanente, no sentido de antecipar e dar resposta a qualquer necessidade que surja, não só ao nível da segurança dos seus colaboradores e utentes, com os equipamentos e material de proteção, mas também nas condições que têm para ultrapassar o confinamento a que estão sujeitos, isolados das suas famílias, o que, naturalmente, é causador de ansiedade e stress", refere a vereadora.
No âmbito do combate à pandemia, Oliveira do Bairro preparou um Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento com 50 camas, localizado no Polo Escolar de Vila Verde, em colaboração com a ARS do Centro e a Segurança Social.
"Esta unidade servirá, em caso de necessidade, para acolher os utentes não infetados das IPSS do Concelho, no âmbito da pandemia da covid-19", reafirmou a vereadora.
A autarquia adquiriu ainda mil testes para deteção da covid-19, com o objetivo de detetar a infeção nos grupos mais vulneráveis, entre os quais os utentes e colaboradores dos lares de idosos.
A evolução da pandemia no concelho é publicada diariamente na página do Facebook da Câmara municipal.
Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.
Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+2,2%) e mais 295 casos de infeção (+1,2%).
Das pessoas infetadas, 936 estão hospitalizadas e o número de casos recuperados passou de 1.357 para 1.389.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.