SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Esposende adia para 2021 eventos programados até final de agosto

LUSA
28-04-2020 13:27h

A câmara de Esposende, distrito de Braga, decidiu hoje adiar para 2021 os eventos programados até final de agosto, depois de já ter cancelado as iniciativas agendadas de abril até julho, devido à pandemia da covid-19.

“O executivo municipal decidiu adiar todos os eventos que tinha previsto organizar neste período, a título individual ou em parceria, entre os quais a Galaicofolia, o Festival Sons de Verão, o Festival da Juventude, a Noite Branca, o Summer Party 80’s e a Festa da História, entre outros”, indica uma nota publicada na página da Internet da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, citado na nota, diz que, “mesmo depois do fim do estado de emergência, que deverá ocorrer no início de maio, tudo aponta [para] que as restrições se mantenham por um período que poderá prolongar-se por 90 dias, ou seja, o período em que decorreriam os eventos e as festas”.

Face a este cenário, explica, ponderando as varáveis em questão, o município optou por cancelar a realização de todas as iniciativas neste período, adiando-as para 2021.

“Não é uma decisão tomada de ânimo leve, mas com elevado sentido de responsabilidade, porque a causa da saúde pública, a proteção das pessoas, tem de estar em primeiro lugar. Estou ciente de que todos compreenderão esta decisão e os motivos que a sustentam”, sustenta Benjamim Pereira.

O autarca reconhece que “a decisão terá impacto económico, com evidentes prejuízos para este setor, e repercussões a nível social, porque as pessoas ficarão privadas de eventos que muito apreciam”.

Benjamim Pereira realça, contudo, que, “face ao atual contexto, valores mais altos se sobrepõem, no caso a saúde” das gentes de Esposende e de todos aqueles que visitam o concelho, escolhido por muitos como destino de férias.

“Esposende saberá estar à altura deste desafio, na certeza de que os sacrifícios de hoje serão a garantia de um combate eficaz à covid-19. Estamos apenas a adiar, não a pôr termo aos eventos”, vinca o autarca, citado no comunicado.

Portugal contabiliza hoje 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+2,2%) e mais 295 casos de infeção (+1,2%).

Das pessoas infetadas, 936 estão hospitalizadas, das quais 172 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.357 para 1.389.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

MAIS NOTÍCIAS