SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Município de Leiria cria programas de apoio a famílias que perderam rendimentos

LUSA
28-04-2020 12:14h

O Município de Leiria vai lançar dois programas de apoio a agregados familiares ou pessoas isoladas que perderam rendimentos, com o objetivo de garantir o acesso a bens de primeira necessidade.

O programa ‘Leiria Vale’ pretende apoiar famílias que enfrentam perdas de rendimentos por situação de desemprego, por inatividade profissional como trabalhador independente, por situação de ‘lay-off’ ou de doença, em resultado da covid-19, refere uma nota de imprensa.

É destinado a residentes do concelho de Leiria, com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam rendimentos 'per capita' entre os 35% e os 60% do valor do Salário Mínimo Nacional, e os interessados deverão candidatar-se através de um formulário disponibilizado pelo Município.

Os montantes são de 60 euros para pessoa adulta e jovens com mais de 13 anos e para crianças com idade igual ou inferior a dois anos, e de 30 euros para crianças entre os dois e os 13 anos.

Os contemplados por este programa receberão vales que poderão ser utilizados exclusivamente na aquisição de bens de primeira necessidade num conjunto de estabelecimentos aderentes, que o Município de Leiria divulgará oportunamente.

No caso do programa ‘Leiria Alimenta’, o apoio é atribuído na forma de cabazes de produtos de primeira necessidade, sendo também destinado a agregados familiares ou pessoas isoladas que, comprovadamente, demonstrem a perda ou inexistência de rendimentos, na sequência da crise covid-19, e, em consequência, não estejam a ser salvaguardadas as suas necessidades básicas, nomeadamente alimentares.

Não estão contemplados os cidadãos que já beneficiam de outro apoio municipal, esclarece a mesma nota.

Podem beneficiar do programa os agregados familiares ou pessoas isoladas, residentes no concelho de Leiria, com idade igual ou superior a 18 anos, cujo rendimento mensal 'per capita' seja inferior a 60% do valor do Salário Mínimo Nacional.

O programa possibilita a atribuição de cabazes de produtos em função da composição do agregado familiar, podendo ser atribuído mais do que um cabaz em cada família.

O apoio será efetuado semanalmente aos beneficiários, através da entrega de um cabaz no valor de 16 euros para adulto, de sete euros para crianças com idades entre os dois e os 12 anos e de 30 euros para os bebés com idade inferior a dois anos.

Os cabazes de bens não alimentares destinados a todo o agregado familiar têm o valor de oito euros.

Para a candidatura a estes programas é necessário preencher formulário próprio, fornecendo todos os elementos solicitados, disponível no site do Município, em www.cm-leiria.pt, ou na sua Junta de Freguesia e submetê-lo para o ‘e-mail’ accao.social@cm-leiria.pt.

MAIS NOTÍCIAS