As autoridades de Macau anunciaram hoje que mais um doente da covid-19 recebeu alta hospitalar, quando o território está há 20 dias consecutivos, desde 08 de abril, sem novos casos importados.
Na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, as autoridades anunciaram a 33.ª alta hospitalar do 42.º caso importado da doença, um homem de 58 anos, residente de Macau e de Hong Kong, internado em 03 de abril.
O doente vai ser transferido para o centro clínico do alto de Coloane, onde ficará mais 14 dias de convalescença em isolamento.
Atualmente, 12 doentes continuam internados, oito no Centro Hospitalar Conde São Januário e quatro no centro clínico de saúde pública em Coloane, para um período de 14 dias de convalescença em isolamento.
Macau registou um total de 45 infetados desde o início do surto do novo coronavírus, em 22 de janeiro.
Após uma primeira vaga de dez casos em fevereiro, o território esteve 40 dias sem identificar qualquer infeção. Contudo, a partir de 15 de março foram identificadas mais 35 pessoas infetadas, todos casos importados.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.