SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospital de Castelo Branco investiu 100 mil euros em raio-x portátil

LUSA
28-04-2020 12:09h

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) adquiriu um novo equipamento de raio-x portátil, no valor de 100 mil euros, essencial para o diagnóstico e tratamento de doentes com patologias respiratórias graves, foi hoje anunciado.

"O Conselho de Administração [ULSCB], consciente das limitações do Serviço de Imagiologia, adquiriu recentemente um novo equipamento de raio-x portátil para aumentar a capacidade de resposta na área de Imagiologia convencional", explica, em comunicado, a ULSCB.

O aparelho permite uma visualização imediata da imagem, obtendo facilmente o processamento e controlo de qualidade.

Outra grande vantagem é a mobilidade do equipamento, permitindo a melhoria das condições dos exames complementares, nomeadamente aos doentes críticos e nas áreas de internamento e blocos operatórios.

"Este equipamento representou um investimento da ordem dos 100 mil euros, é essencial para o diagnóstico e tratamento de doentes que necessitem de realizar exames radiológicos convencionais, entre os quais se encontram doentes com patologias respiratórias graves pelo que tem uma importância vital perante a atual pandemia de covid-19", lê-se na nota.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1.357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS