SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: A Porta e InPulsar procuram computadores para estudantes de comunidades vulneráveis de Leiria

LUSA
28-04-2020 12:06h

A organização do festival A Porta e a associação InPulsar estão a recolher computadores para ajudar estudantes de comunidades mais vulneráveis de Leiria a prosseguirem estudos durante as limitações impostas pela pandemia da covid-19.

A iniciativa solidária intitula-se “Fazer chegar a escola a casa” e pretende minimizar os efeitos negativos da pandemia, dotando o maior número possível de crianças e jovens com material informático que permita manter uma ligação à escola e aos professores.

Em comunicado, os promotores solicitam a quem tenha computadores ou ‘tablets’ e outros periféricos (como câmaras e microfones) que já não sejam necessários que os ofereçam, de modo a serem reparados e preparados.

Depois, essa tecnologia será entregue a crianças e jovens do concelho de Leiria, identificados pela associação InPulsar, para que continuem a aprender, mantendo uma ligação ao sistema de ensino.

O festival A Porta nasceu há seis anos para aproximar o público de Leiria das diversas formas de arte e para dar nova vida a espaços esquecidos da cidade. A edição de 2020, prevista para junho, foi cancelada devido à pandemia da covid-19.

A associação InPulsar é uma instituição particular de solidariedade social dedicada ao desenvolvimento comunitário. Trabalha desde 2012 para a inclusão social e económica de populações em situação de vulnerabilidade social numa lógica de proximidade e envolvimento direto.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1.357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS