SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Agricultores de Castelo Branco lançam plataforma "cultivar.pt"

LUSA
28-04-2020 11:33h

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) anunciou hoje o lançamento da plataforma ‘online’ "cultivar.pt" para promover a comercialização de produtos locais e ajudar a estabelecer uma ligação entre produtores e consumidores, face à pandemia da covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta associação com sede no Fundão explica que a medida se enquadra no projeto "produzir no campo, vender na cidade" e que, numa segunda fase, também "contemplará informação sobre mercados, feiras, romarias e outros certames da região Centro, com identificação de produtores e produtos, integrando ainda um estudo sobre esta temática e a disseminação de boas práticas".

"Nestes tempos complexos e de pandemia temos que ficar em casa, por nós e por todos. Mas, ao mesmo tempo, precisamos de fazer compras e de garantir a nossa alimentação. E quem produz precisa de vender os seus produtos. Os produtores precisam de obter rendimentos para continuarem a sua atividade e garantirem a sua subsistência", sublinham os promotores da iniciativa.

Neste sentido, a nova plataforma pretende abrir um mercado virtual, onde os consumidores podem comprar produtos sem sair de casa.

A ADACB frisa que este é um "projeto solidário" que pode ajudar quem produz a escoar os seus produtos" e solicita aos "agricultores e produtores locais que se inscrevam neste mercado virtual para que ele tenha uma oferta alargada e seja suficientemente atrativo para quem compra e quem vende".

A ADACB apela ainda a toda a região Centro e à população a envolverem-se nesta iniciativa, "apoiando-a e divulgando as suas enormes potencialidades, para que ela alcance, rapidamente, os seus objetivos".

"Esta iniciativa, que tem por base uma parceria alargada, pretende semear a esperança e ganhar espaço ao futuro, valorizando o mundo rural e em particular os que trabalham a terra, combater a desertificação territorial, inovando procedimentos, sistematizando e melhorando a informação e comunicação sobre produtos, produtores, mecanismos de distribuição e espaços de comercialização", acrescenta.

A construção desta plataforma digital é uma das ações contempladas no projeto "produzir no campo, vender na cidade", promovido em toda a região Centro e com financiamento aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 210 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1.357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS