SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PS de Monção quer testar utentes e profissionais de todas as IPSS

LUSA
28-04-2020 10:40h

O PS de Monção propôs ao município de maioria PSD a realização de testes de despistagem à covid-19 aos utentes e profissionais de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, informou hoje o partido.

Em comunicado enviado às redações, a comissão política concelhia do PS defendeu a "igualdade de tratamentos entre pessoas e instituições de várias índoles", propondo "o alargamento dos testes realizados à Santa Casa da Misericórdia de Monção, a todos os utentes e profissionais das demais instituições sociais existentes no concelho de Monção".

Os socialistas daquele concelho do distrito de Viana do Castelo justificam aquela proposta com a "preocupação manifestada publicamente por várias instituições sociais pela falta de testes para deteção da doença, em utentes e profissionais".

O PS adiantou ter ainda questionado "todas as IPSS de Monção a fim de apurar que apoios já foram solicitados e quais os entraves encontrados” de forma a ser possível intervir “colaborando na tentativa de uma solução célere".

Contactado hoje pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, disse tratar-se de "um não assunto", uma vez que "desde a primeira hora que os testes estão a ser realizados em todas as IPSS" do concelho.

"Não há reação possível a esta posição do PS. Estão a ser feitos testes em todas as IPSS do concelho, desde a primeira hora. Todas as situações que têm surgido a Câmara paga os testes. Temos estado permanentemente em cima de qualquer caso que vai surgindo. Fazemos os testes a todos quando há um caso positivo. Tem sido essa a atuação desde a primeira hora. Isto nem é assunto, é um não assunto", afirmou António Barbosa.

Na nota enviada à imprensa, o PS de Monção "lamenta que, durante este período, pouco ou nada tenha sido envolvido por parte do edil monçanense no desenvolvimento de uma estratégia comum e concertada, mesmo após o envio de várias comunicações com propostas e sugestões do caminho a seguir".

"Constatamos que o bem que as instituições sociais do concelho de Monção têm feito pelos seus utentes, com muita dificuldade e sacrifício, se mostra insuficiente para colmatar os seus anseios", dizem os socialistas de Monção, que referem ainda que "todo o investimento feito pelo município, na defesa da saúde dos monçanenses, em complemento e reforço do investimento feito pela Administração Central do Estado, é bem entregue e tem o apoio total" do partido.

Na segunda-feira, a Câmara de Monção indicava a existência de 90 casos positivos, seis mortes e dois doentes recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1.357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS