SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Matosinhos quer saber número de testes feitos na Área Metropolitana do Porto

LUSA
27-04-2020 18:59h

A Câmara de Matosinhos quer conhecer o número de testes realizados nos concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) para poder avaliar a dimensão do volume de infetados no concelho, informou hoje o município.

Numa carta dirigida à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, assinada pela presidente da autarquia, Luísa Salgueiro refere que "a análise dos casos positivos de Matosinhos só pode ser feita à luz da comparação do número de testes realizados nos concelhos vizinhos", lê-se na nota de imprensa.

"Estamos muito atentos a todas estas questões e consideramos fundamental que a ARS Norte nos informe, pois podemos estar a cometer o erro de comparar concelhos que fazem 50 testes diários com concelhos que fazem 450, como é o caso de Matosinhos", continua a citar o documento.

E num concelho que regista 1.017 casos positivos, segundo o boletim hoje anunciado da Direção-Geral da Saúde, a autarca diz-se empenhada em "continuar a dar respostas adequadas à população, às entidades e às instituições", mas que "para isso acontecer é fundamental" conhecer o contexto em que estão inseridos.

Na carta, a Câmara de Matosinhos recorda à ARS Norte "que tem feito um importante esforço logístico e financeiro para agilizar o rastreio da população, e que as informações sobre o número global de testes realizados são fundamentais para compreender se o esforço de contratualização de mais rastreios contribui para a deteção precoce de infeções e diminui a sua disseminação pela comunidade".

Partindo da "situação epidemiológica no Grande Porto", entende a autarquia socialista que este exercício "só pode ser feito por comparação entre os concelhos da AMP", avançando com o pedido do "rácio de testes por habitante tendo como referência os municípios desta NUTS III", refere ainda o documento.

A terminar, a autarquia informa ter em marcha "um programa de combate à propagação da covid-19, estando a desenvolver juntamente com a Unidade Local de Saúde (ULS), esforços importantes na área do rastreio, com a realização de cerca de 450 testes diários".

Os testes, lê-se ainda na nota de imprensa, têm sido efetuados na "ULS, no centro de testes 'drive-thru' e no centro de rastreio móvel, este último destinado aos lares de terceira idade e instituições de apoio à deficiência".

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

MAIS NOTÍCIAS