A Croácia, que detém a presidência rotativa da União Europeia, anunciou hoje que uma cimeira dos Balcãs ocidentais, agendada para maio, em Zagreb, será organizada por videoconferência por causa da pandemia de covid-19.
O encontro vai realizar-se a 6 de maio, reunindo os 27 Estados-membros da União Europeia mais os seis países dos Balcãs ocidentais que aspiram a aderir à UE: Sérvia, Bósnia, Montenegro, Macedónia do Norte, Albânia e Kosovo.
“Devido às circunstâncias epidemiológicas e por iniciativa do primeiro-ministro (croata), Andrej Plenkovic, os líderes (europeus) acordaram que a cimeira da União Europeia e dos Balcãs ocidentais, em Zagreb, vai acontecer em 6 de maio na forma de vídeoconferência, com a participação de todos os Estados-membros da União Europeia e dos seis países dos Balcãs ocidentais”, anunciou hoje o Governo croata.
A Croácia, cujo mandato à frente da UE termina no final de junho, tinha anunciado inicialmente que ia adiar a reunião.
A UE aprovou, no final de março, a abertura de negociações para integrar no bloco a Macedónia do Norte e, sob condições, a Albânia.
Este processo foi bloqueado na cimeira europeia de outubro passado, já que vários Estados-membros se recusaram a abrir negociações com estes dois países.