A plataforma informática Trace Covid-19 foi outra ferramenta que o vírus SARS-CoV-2 fez nascer. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) admitem que a sua função pode não ficar por aqui.
Ainda não tem um mês a plataforma Trace Covid-19. Esta ferramenta chegou com a entrada na fase de mitigação da pandemia, é através dela que os profissionais de saúde fazem o acompanhamento dos doentes em vigilância. Permite por exemplo, visualizar os dados atualizados e em tempo útil, fazer o rastreio e gestão de contatos e vigilâncias de COVID em larga escala por unidade e centraliza informação da gestão de casos, incluindo a linha SNS 24. O presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, esta é “a grande ferramenta que nasceu no contexto da pandemia de covid-19”.
Sem querer fazer futurologia, Luís Goes Pinheiro, confessou ao Canal S+ que o trabalho da plataforma Trace Covid-19, pode ter continuidade a outros níveis, caso as autoridades de saúde o queiram. O profissionais de saúde, diz o presidente do Conselho de Administração da SPMS, aprovam.