A ministra do Trabalho disse hoje que o Governo "monitoriza permanentemente" os números do desemprego e destacou o "esforço grande" para "manter os postos de trabalho" durante a pandemia, frisando que foram tomadas medidas com esse objetivo.
“O que estamos a fazer é uma monitorização permanente [dos números do desemprego] acompanhando, naturalmente, com esta preocupação de termos medidas para manter os postos de trabalho e para conseguir responder a estas pessoas que estão a ficar em situação de desemprego”, declarou Ana Mendes Godinho, após questionada sobre a subida de 8,9% em fevereiro.
O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego subiu 3% em março, em termos homólogos, e 8,9% face a fevereiro, para 343.761, de acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
À margem de uma visita ao Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, a governante foi questionada sobre os números que foram hoje conhecidos, referindo que além deste “aumento face a fevereiro de 8,9%”, ao mesmo tempo, o que se tem sentido “é um grande número de trabalhadores abrangidos pelo lay-off”.
Nesta fase de pandemia, segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o esforço tem sido “procurar que, mesmo durante um período muito difícil em que as empresas estão sem atividade, mantenham os postos de trabalho durante esta fase”.
“O que temos procurado fazer é que estas medidas ajudem a que haja menos pessoas a aumentar o número dos desempregados, tem sido esse o esforço grande que estamos a fazer”, destacou.
Segundo Ana Mendes Godinho neste momento há já “mais de um milhão de pessoas abrangidas por estas medidas”, estando o executivo a implementar programas de recolocação das pessoas, em outros setores como o setor social.
De acordo com IEFP, o total de desempregados registados em Portugal em março, mês em que Portugal entrou em estado de emergência por causa da pandemia de covid-19, "foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (mais 9.985) e também face ao mês anterior (mais 28.199)".