A Universidade de Aveiro está a desenvolver nanocápsulas de carbono para tratamentos contra o cancro, revelou hoje fonte académica
O objetivo “CarboNCT” consiste em tornar a radioterapia mais precisa e eficaz ao reduzir os efeitos secundários nos tecidos saudáveis.
A equipa utiliza nanotecnologia para levar o tratamento diretamente ao tumor, através de minúsculas partículas.
“Estas estruturas aumentam a estabilidade do composto e permitem uma entrega mais controlada e segura”, refere.
”As nanocápsulas demonstraram elevada biocompatibilidade em células não cancerígenas”, explica o coordenador do projeto Gil Gonçalves que acrescenta: “a fluorescência natural das nanopartículas permite acompanhar a sua presença no interior das células, o que permite funcionar como uma ferramenta útil para monitorizar o tratamento”.
Os ensaios laboratoriais decorrem em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a Universidade de Pavia, combinando o projeto bioengenharia e física nuclear, “para criar terapias seletivas adaptadas a cada doente”.
A investigação procura lançar as bases para uma nova geração de fármacos para terapia por neutrões.